Na dinâmica acelerada do mercado atual, a gestão eficaz do SLA na logística é fundamental para o sucesso das empresas. Afinal, entender o nível de serviço não apenas garante a fluidez e eficiência nas operações, como ajuda a garantir a satisfação do cliente.
É nesse contexto que a implementação de um WMS se destaca como uma solução inteligente junto ao Service Level Agreement (SLA). Este sistema oferece estrutura e eficiência na gestão dos acordos, além de proporcionar controle e visibilidade de estoque. Inclusive, esses são aspectos necessários para garantir a conformidade com os objetivos, contribuindo para a organização e otimização da cadeia de suprimentos.
O que é SLA na logística?
O SLA representa uma espécie de contrato que os prestadores de serviços logísticos estabelecem com os seus clientes. Esses acordos são formalizados em contratos e definem claramente os serviços que a empresa vai prestar. Além disso, o SLA na logística estabelece os padrões de desempenho que devem ser alcançados. Ou seja, na gestão da cadeia de suprimentos ele proporciona estrutura para definir, gerenciar e compreender os serviços logísticos.
O SLA na logística, por exemplo, possui uma variedade de KPIs (indicadores-chave de desempenho). Esses indicadores são selecionados e adaptados para cada contrato de cliente e serviço específico. O objetivo é garantir a eficiência e qualidade do processo logístico. Permitindo, assim, uma avaliação precisa do desempenho e a identificação de áreas que requerem melhorias.
Quais são os principais indicadores que o SLA precisa incluir?
- Tempo de entrega: é o tempo necessário para entregar os produtos ao cliente final.
- Taxa de precisão de entrega: percentual de entregas corretas em relação ao total de pedidos.
- Tempo de resposta: refere-se ao tempo que a empresa leva para responder a solicitações ou reclamações dos clientes.
- Nível de estoque: manutenção de níveis adequados de estoque para atender à demanda do cliente.
- Tempo de processamento de pedidos: tempo necessário para processar um pedido, desde o recebimento até a expedição.
Resumindo...
Como se vê, o SLA na logística é um acordo de padrões que visa manter um maior controle sobre a eficiência das operações. Em primeiro lugar, ele atua como um método de comunicação, pois ajuda a estabelecer expectativas e alinha as partes envolvidas em relação aos serviços prestados e padrões de desempenho e atendimento.
Além disso, o SLA funciona como uma ferramenta preventiva de conflitos. Ou seja, ele promove um entendimento compartilhado das prioridades e necessidades de cada parte, reduzindo significativamente a probabilidade de mal-entendidos. Sobretudo, sua natureza dinâmica e adaptável permite revisões e atualizações ao longo do tempo. Com isso, o SLA reflete em tempo real as mudanças nas demandas e nas estratégias de negócios.
Por fim, podemos dizer que o SLA na logística serve como a base para medir a eficácia do serviço. Isso porque ele fornece um conjunto unificado de critérios pelos quais todas as partes podem avaliar objetivamente o desempenho e identificar áreas de melhoria contínua.
A relação entre o WMS e o SLA
A implementação de um WMS é um divisor de águas na capacidade de uma empresa cumprir os termos do SLA na logística. O software garante mais eficiência na gestão dos serviços estipulados nos acordos SLA. Ou seja, ele contribui para a conformidade com o SLA em diversos aspectos da cadeia de suprimentos.
Em primeiro lugar, o WMS proporciona um controle preciso sobre o estoque, garantindo que os níveis de inventário estejam adequados para atender às demandas dos clientes. Na prática, isso garante uma maior acuracidade de estoque, reduzindo rupturas e possíveis atrasos na entrega, que poderiam resultar em violações dos níveis de serviço estabelecidos no acordo de SLA.
Além disso, o software otimiza os processos de picking, embalagem e envio, garantindo que os pedidos sejam preparados e despachados com agilidade. Inclusive, alguns WMS do mercado, como o da Stokki, ainda ajudam a separar os pedidos por diferentes prioridades, sejam elas estabelecidas por modalidades de envio ou por canais de venda. Dessa forma, é uma solução que contribui diretamente para o cumprimento dos prazos de entrega que o SLA estabelece.
Outra maneira pela qual o WMS contribui com o SLA na logística é por meio da geração de relatórios e análises. Como se sabe, o sistema monitora e rastreia o desempenho operacional em tempo real, identificando áreas de melhoria e garantindo que os KPIs definidos no SLA sejam alcançados. E, sobretudo, possam ser mantidos ao longo do tempo.
Além disso, o WMS facilita a comunicação e a colaboração entre diversos elos da cadeia de suprimentos. Logo, essa integração permite uma maior compreensão dos objetivos e requisitos do SLA. Como resultado, é possível reduzir mal-entendidos e fortalecer a parceria entre o prestador de serviços logísticos e seus clientes, ou manter uma maior eficiência interna.
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