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Desafios logísticos do last mile: o que você deve saber?

Uma das etapas de entrega é conhecida como last mile, que, em português, significa última milha. Devido à sua importância no processo da venda online, o last mile envolve desafios logísticos que precisam ser considerados.

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Stokki

Quando se fala em e-commerce, a logística é um fator determinante. Principalmente, a etapa de expedição, com o envio do produto ao cliente, merece total atenção. Assim, optar pelas melhores soluções de transporte pode fazer toda a diferença no sucesso do negócio. Uma das etapas de entrega é conhecida como last mile, que, em português, significa última milha. Devido à sua importância no processo da venda online, o last mile envolve desafios logísticos que precisam ser considerados.

Sabemos que são muitos fatores que influenciam no sucesso de uma loja virtual. No entanto, um bom processo de logística é capaz de elevar o e-commerce para outro patamar. Afinal, consumidores que realizam compras online estão atentos a diversos detalhes. Mas, além da qualidade e do preço competitivo, a fase de entrega é determinante para uma boa experiência. Isso também tem relevância quando se fala em logística omnichannel. Logo, trabalhar com recursos que possibilitam a eficiência dessa etapa se torna primordial dentro de um e-commerce. 

Visando justamente à qualidade do last mile, a Stokki conta com soluções totalmente focadas nessa etapa. Com a ajuda dos softwares adequados, a empresa consegue superar os principais desafios de controle na entrega. Além disso, pode melhorar sua gestão e reduzir os altos custos envolvidos em todo o processo. Com isso, atende à alta expectativa do cliente no recebimento de seu produto e faz da última milha sua grande aliada no processo de vendas. 

O que é last mile?

O termo last mile se refere à última etapa da entrega de um produto. Ou seja, diz respeito à parte final da operação logística, na qual a mercadoria está prestes a ser entregue ao consumidor. Também chamado de última milha, o termo compreende uma das partes mais importantes em todo processo de vendas online.

Por que o last mile é importante para o e-commerce?

Ao vivenciar uma boa experiência de compra, o consumidor certamente voltará a fazer pedidos na loja online. Por isso, estar atento a todas as etapas da venda é muito importante. Isso inclui um canal de e-commerce intuitivo e simplificado, com boas fotos e descrição do produto, além de claras condições de frete, entrega, check out e políticas de devolução.

Para oferecer todos esses benefícios, é ideal que a empresa conte com um bom estoque, organizado e atualizado em todos os canais de venda. Além disso, ter um sistema de transporte simplificado e ágil faz toda a diferença. Afinal, após a compra online, o cliente espera receber seu pedido o mais rápido possível.

Evitar falhas, atrasos e itens danificados é primordial. Assim, o last mile é responsável por, como se diz popularmente, fechar com chave de ouro a experiência. Isso inclui um bom atendimento, embalagem de qualidade, além de respeito ao prazo. Considerando isso, a última etapa da jornada de compra na internet tem sido cada vez mais priorizada pelas lojas de todos os nichos. Logo, não basta apenas otimizar os processos internos. Nesse segmento, contar com bons parceiros para a entrega ao cliente final é determinante para toda a experiência de compra.

Quais os desafios logísticos do last mile?

Essa operação envolve uma série de cuidados que ajudam a gerar o melhor resultado possível. Ela começa na separação da mercadoria, seguida pelo preparo da embalagem, planejamento de rotas, envio e, então, a chegada na casa do cliente. Por isso, deve-se analisar com calma cada um desses momentos, de modo que tudo ocorra em sincronia, com eficiência e agilidade. 

Outro detalhe que chama a atenção quando se fala em last mile é que essa etapa é considerada a milha mais cara da cadeia logística. Estima-se, inclusive, que 60% dos abandonos de carrinhos ocorrem devido às elevadas taxas de frete. Já os prazos de envio e entrega estendidos são responsáveis por 18% das desistências. Por isso, a agilidade pode ser determinante para as boas vendas no e-commerce.

Nesse sentido, uma pesquisa da Invesp mostrou que 80% dos consumidores desejam que suas compras online sejam entregues no mesmo dia. É claro que, muitas vezes, isso não é possível, devido à distância entre o centro de distribuição e o endereço final. No entanto, trabalhar com soluções para otimizar essa etapa é um importante passo para a satisfação do cliente. 

Depois disso, oferecer um sistema prático para que o consumidor verifique o status de seu pedido e a previsão de entrega faz toda a diferença. Com um mecanismo adequado, ele pode visualizar em tempo real a localização do item e organizar sua agenda para recebê-lo. Isso diminui a quantidade de tentativas de entrega, por exemplo, agilizando os processos e evitando custos extras. Além de tudo, contribui para a satisfação final. Logo, a previsibilidade é fundamental e facilita a comunicação entre o cliente e a loja. 

Contar com um sistema adequado para o last mile melhora justamente esses pontos. Afinal, com softwares especiais tanto o cliente quanto a loja têm acesso aos dados do pedido, oferecendo mais segurança a ambas as partes. E mais: esse tipo de sistema também impacta diretamente nos custos de frete. Assim, a plataforma de compra oferece ao cliente diversas opções de entrega, cabendo a ele a escolha pela mais adequada (seja ela a mais barata ou a mais rápida).

Garanta mais agilidade no seu last mile com a Stokki

E então, que tal garantir mais eficiência no seu processo de entrega? Conheça as soluções de logística para e-commerce da Stokki e como podemos ajudar a vencer os desafios logísticos do last mile. Entre em contato agora mesmo!

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