Quanto custa terceirizar o fulfillmentQuanto custa terceirizar o fulfillment

Quanto custa terceirizar o fulfillment para seu e-commerce?

Você está pensando em terceirizar o fulfillment e está na dúvida em relação ao preço dessa solução? Saiba mais sobre funcionalidades e valores neste artigo!

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O fulfillment é uma dinâmica logística que visa atender aos pedidos do e-commerce com agilidade e eficiência. Sendo assim, é uma estratégia cada dia mais conhecida e empresas de diversos segmentos e portes vêm a adotando. Geralmente, as marcas que adotam essa estratégia buscam entregar uma melhor experiência de compra aos clientes. E isso ocorre principalmente no que tange à qualidade e à agilidade da entrega – aspectos essenciais hoje em dia.

No entanto, uma pergunta comum é: quanto custa terceirizar o fulfillment? Indo direto ao ponto, pode custar bem menos do que você imagina!

Neste conteúdo, vamos explicar como essa estratégia funciona, os principais custos envolvidos e o que pode encarecer a operação. Confira!

O que é fulfillment?

Primeiramente, é importante saber que o fulfillment surgiu para resolver alguns problemas logísticos que as lojas virtuais enfrentavam. Ou seja, é uma solução que pode atender às tarefas relacionadas à montagem de pedidos com múltiplos itens. Na prática, ela entrega a agilidade necessária para que a execução ocorra rapidamente e sem erros. Afinal, sabemos que existem muitas etapas pelas quais um produto passa antes de chegar até o cliente. E elas demandam mão de obra, organização e espaço para armazenamento.

Especialmente no Brasil, os armazéns terceirizados de fulfillment passaram a permitir a uma empresa de e-commerce uma maior concentração em ações direcionadas às vendas. Assim, o foco deixou de ser os processos operacionais de receber, separar, embalar e despachar pedidos, que originalmente demandavam tempo e esforço da equipe.

Qual a importância do fulfillment para o mercado atual?

Ao falar sobre fulfillment, é válido voltar alguns capítulos na história do e-commerce. Para contextualizar, vamos lembrar da famosa estratégia do “frete grátis”. Ela chegou ao mercado causando verdadeira adoração por parte dos consumidores, que passaram a procurar por essa condição como um diferencial na hora de finalizar a compra. Agora, um detalhe curioso é que o produto com frete grátis nem sempre é mais barato do que a soma do preço do produto + frete.

No entanto, os anos passaram e o consumidor se tornou ainda mais exigente. Agora, além do frete grátis, ele vem experimentando outra modalidade de entrega: as entregas ultra rápidas. Nessa abordagem, após fazer uma compra, a entrega é feita ainda no mesmo dia (same day) ou mesmo em minutos e horas após a transação. Nem precisamos dizer que os consumidores brasileiros adoraram essa opção, não é mesmo?

Porém, nem tudo são flores e essa prática, apesar de vantajosa para o consumidor, trouxe um problema: uma grande pressão para que todas as empresas que vendem no digital ofereçam diversas modalidades de entrega em seu carrinho. Com isso, aquelas que não conseguem, ficam em desvantagem e podem perder para a concorrência. 

É por isso que um processo bem estruturado de fulfillment é mais do que importante, caracterizando-se essencial hoje em dia. Mas, em contrapartida a isso, está a necessidade de esforço e organização cada vez maior por parte da empresa. Nesse sentido, terceirizar o fulfillment passou a ser uma saída inteligente para otimizar as operações em alguns casos.

Por que terceirizar o fulfillment pode ser uma boa opção?

Terceirizar o fulfillment pode ser uma boa ideia, quando:

  • O seller deseja avançar seu estoque para zonas onde tem grande quantidade de vendas e não quer abrir uma operação própria para isso. Assim, conseguirá oferecer entregas mais rápidas e baratas para grande parte do público consumidor;
  • Deseja ter algum benefício fiscal em um estado específico e faz isso através da terceirização logística, unindo as duas estratégias em uma só;
  • Quando o seller não deseja investir em um espaço físico, montar estruturas para organizar o estoque, contratar e treinar equipe, adotar tecnologias e sistemas de gestão específicos (como um WMS).

Com o fulfillment terceirizado, o empresário paga somente sobre os serviços que usar. Além disso, a empresa passa a contar com uma estrutura pronta para atender à dinâmica do fulfillment, além da expertise do operador logístico na operação de outros clientes do mesmo setor.

Quer saber como terceirizar o fulfillment do seu e-commerce de maneira rápida e descomplicada? Fale com os especialistas da Stokki.

Quanto custa terceirizar o fulfillment?

Agora que você entendeu as vantagens de terceirizar o fulfillment, deve estar se perguntando qual o investimento necessário. Para começar esse cálculo, vale saber que todos os custos para manter um armazém de fulfillment funcionando seguem presentes na terceirização. Porém, como diversas empresas usam esse serviço ao mesmo tempo, os valores são diluídos. E é justamente por isso que a terceirização pode ser vantajosa.

A seguir você vai entender melhor sobre os custos relacionados à terceirização do fulfillment no mercado. Porém, lembre-se que essa é uma possibilidade que somente um armazém especializado na dinâmica do e-commerce pode oferecer.

Operação

Normalmente, os principais custos operacionais de uma operação de fulfillment envolvem as seguintes funções:

  • Recebimento de mercadorias: esse é o processo de receber, conferir e endereçar o estoque dentro do armazém. Nesse caso, ele pode ser cobrado por item (carga solta), caixa master ou palete.
  • Armazenagem: diz respeito à área que o estoque vai ocupar no armazém. Assim, pode ser cobrada por posição palete, metro cúbico ou posição ocupada, como prateleiras, gavetas, bins, entre outros.
  • Picking: representando pela separação dos produtos no estoque para montar um pedido de venda. Em geral, costuma ser cobrado por item.
  • Packing: o ato de empacotar um pedido e deixá-lo pronto para coleta, normalmente é cobrado por pedido processado.
  • Ad Valorem: representa o seguro do estoque armazenado, sendo uma fração da nota fiscal de remessa/entrada no estoque. Nesse caso, a cobrança costuma ser em relação ao pico da quinzena ou do mês.

Leia mais sobre picking e packing neste artigo da Stokki.

Porém, existem outros custos que se relacionam à terceirização do fulfillment. Em geral, eles são:

  • Descarga do caminhão, quando o transportador não descarrega o veículo e o armazém precisa fazer esse serviço;
  • Coleta portuária (para quem trabalha com importação);
  • Desova de contêineres (para quem trabalha com importação);
  • Paletização de carga, para operação B2B;
  • Embalagens e procedimentos especiais;
  • Saída e pedido de transferência de estoque do armazém;
  • Hora extra para atender operações fora do horário de expediente;
  • Insumos e impressões extras;
  • Contagem de inventário;
  • Endereço fiscal;
  • Entre outros.

A boa notícia é que, embora sejam muitas etapas operacionais na dinâmica logística, os valores costumam ser baixos se comparado a montar uma estrutura própria do zero. Claro que depende do tipo e tamanho da operação. Ainda neste conteúdo, você vai entender esse aspecto. 

Tecnologia

A tecnologia é determinante para que essa estratégia aconteça de forma fluída, organizada e automatizada. Por isso, um dos principais custos do processo da terceirização do fulfillment se relaciona a ela. Logo, existem dois pontos que normalmente são cobrados das empresas:

  • Implantação e configurações sistêmicas. Nesse caso, o custo se volta à integração entre os sistemas do e-commerce e a comunicação automatizada com os armazéns.
  • Mensalidade para uso do software de gestão, conhecido como OMS (Order Management System - Sistema de Gerenciamento de Pedidos). Esse custo diz respeito à automatização dos processos, permitindo visibilidade em tempo real da situação dos pedidos, níveis de estoque, movimentações e uso dos serviços. Trata-se de um software responsável por gerir a operação logística de forma remota, como se estivesse controlando o próprio armazém. 

Conheça o OMS + WMS da Stokki especializado para armazéns de fulfillment, ou marcas que fazem a logística internamente.

Qual a média de preço do fulfillment no Brasil?

Para falar sobre valores, é importante saber que a precificação depende de alguns aspectos, como o armazém, sua localização, estrutura e tecnologia. Afinal, existem muitas opções no mercado. Dessa forma, o panorama de preços para terceirizar o fulfillment que você encontra abaixo representa uma média de preços praticados no Brasil em 2023. 

Para começar esse cálculo, é válido considerar o cenário de um e-commerce que vende ao consumidor final produtos de baixa volumetria. Ou seja, estamos falando de roupas, cosméticos, artigos pet, entre outros itens que não precisam de refrigeração ou manuseio especial. Assim, suponha que a empresa receba em torno de 400 pedidos por mês, sendo uma média de dois produtos por pedido. Além disso, o valor de estoque mensal para armazenar é inferior a R$ 50.000,00.

Nesse cenário, a relação de preços para fulfillment é a seguinte: 

  • menor preço de fulfillment por pedido: R$ 4,00
  • maior preço de fulfillment por pedido: R$ 18,00
  • preço médio por pedido: R$ 11,00

Vale notar que alguns custos, como embalagens, transporte e outros estão fora dessa conta.

O que pode elevar o custo do fulfillment?

Como se vê, existe uma disparidade entre o valor mais baixo e o valor mais alto praticado no mercado brasileiro. Isso ocorre devido aos diferentes recursos que podem elevar o custo do fulfillment. Em geral, quanto mais tecnologia e personalização o sistema oferecer, maior será o seu valor agregado. 

Configuração de tecnologia

Se a sua empresa não possui um sistema compatível com o serviço, é importante fazer uma atualização para usufruir ao máximo do fulfillment. Porém, essa operação pode gerar custos adicionais ao processo, como taxas extras para customizações e integrações.

Etiquetagem na entrada

Um armazém de fulfillment tem como prioridade a organização, pois é ela que garante agilidade e precisão nos processos. Todavia, quando os produtos não possuem etiquetas próprias, com a identificação do código de barras, a etiquetagem deve ocorrer na entrada do armazém. Com isso, esse é um procedimento que acarreta custos extras.

Logística reversa

A logística reversa é um problema iminente, afinal, quando somamos os pedidos de envio com os de retorno, a complexidade das operações aumenta. Em geral, são necessários gastos extras para atender pedidos de logística reversa, os quais são repassados para os clientes do fulfillment.  

Recebimento e expedição prioritária

Os armazéns seguem uma linha racional, conforme um modelo bastante específico para garantir a ordem no estabelecimento e cumprir seus SLAs de atendimento. No entanto, os clientes podem pedir prioridade em suas logísticas, desde que cubram os gastos adicionais desses procedimentos. E isso está associado à quebra da linha de tarefas do fulfillment.

Dimensões, fragilidade e valor dos produtos

Por fim, a dimensão, a fragilidade e o valor dos produtos sempre são temas de aumento de custos operacionais. E, claro, no fulfilment isso não é diferente. Inclusive, necessidades especiais de armazenamento, como refrigeração e controle de umidade, costumam elevar os preços do serviço.

Aliás, estamos falando em armazéns que costumam ser menores que os tradicionais, pois trabalham com maior giro e próximos dos grandes centros. Logo, as dimensões dos produtos têm um peso enorme nas suas operações, gerando custos adicionais. Esses custos podem estar relacionados, por exemplo, à necessidade de estruturas físicas e maquinários especiais para manuseio e conservação.

Conheça o WMS da Stokki focado para operações de fulfillment

Você está em busca de mais competitividade para o seu e-commerce e deseja oferecer uma experiência de compra excepcional para seus clientes, mesmo mantendo a operação logística interna? A Stokki desenvolveu uma solução de tecnologia completa para e-commerce, que inclui um OMS + WMS para gestão de multiarmazéns, multiCNPJs, totalmente focado em operações de fulfillment e integrado aos principais ERPs e marketplaces do mercado.

Isso ajuda a otimizar a operação logística da sua empresa, ao passo que toda a gestão de estoque ocorre em um único lugar. 

Conheça agora o WMS focado em operações de fulfillment da Stokki ou, se preferir, fale com um especialista e saiba como podemos ajudar a otimizar sua operação. 

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