A popularização do comércio eletrônico no Brasil está trazendo desafios significativos para a logística moderna. Afinal, com a constante alta nas vendas online e as exigências cada vez maiores dos consumidores para um recebimento rápido dos produtos, as empresas estão se adaptando para proporcionar experiências satisfatórias ao cliente. Com isso, a eficiência do sistema de picking é mais do que uma mera etapa operacional. Trata-se de um elemento primordial na cadeia logística, influenciando na satisfação do cliente e na reputação da marca.
Diante disso, empresas de todos os portes estão se conscientizando acerca da importância de trazer maior eficiência em seus processos de picking. O objetivo é, cada vez mais, oferecer entregas rápidas e precisas.
A Stokki, dedicada ao desenvolvimento de software para gestão logística, está à frente de soluções que otimizam o sistema de picking. Um exemplo disso é o WMS. O software possui recursos para melhorar a eficiência operacional, reduzir erros e, assim, aprimorar a experiência do cliente.
Por que um sistema de picking eficiente é importante?
O papel decisivo do picking na experiência do cliente
O sistema de picking, ou de separação de produtos, ou ainda “apanha”, não é apenas uma etapa dentro da cadeia logística. Ele pode ser considerado um ponto de convergência onde a promessa de entrega se materializa. Para entender melhor, é nesse momento que os produtos são selecionados, inspecionados, embalados e encaminhados para envio. Qualquer desvio ou falha nesse processo, todavia, pode gerar consequências significativas para a experiência do cliente.
Em um mercado onde a expectativa de entrega rápida é a norma, o processo de picking é fundamental. Afinal, sabemos que os clientes aguardam com expectativa seus produtos e qualquer erro ou atraso pode gerar frustração e insatisfação. E, para quem trabalha com vendas em marketplaces, o processo de separação de pedidos pode ser ainda mais crucial, já que qualquer atraso na entrega pode afetar drasticamente a reputação e o rankeamento da loja nesses canais. Na prática, uma entrega tardia pode comprometer a confiança do cliente, enquanto um item incorreto gera devoluções custosas e perda de receita.
Portanto, a eficiência e a precisão do sistema de picking são determinantes na logística de um e-commerce. A partir dele garante-se uma experiência positiva ao cliente desde o momento da compra até a entrega.
Desafios do sistema de picking
Apesar de sua importância, o processo de picking enfrenta desafios que podem comprometer sua eficácia e eficiência. Historicamente, esta etapa tem sido uma área de alto risco para erros e ineficiências em operações logísticas. Em meio a uma rotina que demanda processos ágeis, diversos fatores contribuem para esses desafios.
Em primeiro lugar, a falta de visibilidade do estoque é um dos principais obstáculos que o sistema de picking enfrenta. Isso porque a compreensão clara do que está disponível no estoque e onde os itens estão localizados é fundamental. Qualquer falha nesse aspecto resulta na perda de um tempo valioso para os responsáveis pelo picking, ocasionando atrasos e erros. Além disso, rotas de picking mal otimizadas podem gerar caminhos longos e complexos, aumentando consideravelmente o tempo de processamento e ampliando o potencial de erros.
Outro ponto está relacionado aos processos manuais em meio a um cenário que exige agilidade. Em uma operação dinâmica, depender exclusivamente de listas individuais, muitas vezes até impressas, e planilhas manuais, pode ocasionar falhas importantes. Além, é claro, de ser um processo demorado. Desse modo, a integração da tecnologia, como a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), torna-se essencial.
Por exemplo, um WMS permite que as empresas superem esses desafios, mantendo a precisão e eficiência nos processos de picking.
Como o WMS transforma o sistema de picking
1. Automatização de processos
Os sistemas de WMS automatizam muitos aspectos do processo de picking. Isso inclui a otimização de rotas dos operadores para fazerem o picking de forma mais eficiente, ou seja, percorrendo o menor caminho; traz o rastreamento em tempo real dos SKUs em estoque; proporciona uma organização contínua dos produtos no armazém, além de uma alocação mais inteligente de recursos como um todo.
2. Precisão aprimorada
Com a implementação do WMS é possível reduzir significativamente os erros de picking em um e-commerce. Por exemplo, a leitura de códigos de barras e RFID ajuda a selecionar os itens certos para cada pedido, minimizando retrabalhos e devoluções.
3. Maior velocidade e eficiência
Ao eliminar processos manuais com a introdução de um sistema automatizado, o WMS acelera o tempo de execução do picking. Ou seja, proporciona tempos de processamento mais curtos, envios mais rápidos e uma experiência mais ágil para o cliente.
Aproveite para entender como o WMS pode organizar sua logística para atender aos prazos de envio dos marketplaces neste artigo
Esteja pronto para enfrentar os desafios do mercado com o WMS da Stokki. O software que aprimora o sistema de picking na sua operação
Como sabemos, o mercado se caracteriza pela competitividade e, além disso, as expectativas dos clientes estão em constante evolução. Afinal, eles desejam experiências de compra cada vez mais precisas, rápidas e satisfatórias.
E é neste momento que a eficiência do sistema de picking se torna uma vantagem competitiva essencial.
Com uma solução inovadora, o WMS da Stokki permite que sua empresa aprimore a eficiência interna. Mas, sobretudo, o software é ideal para elevar a experiência do seu cliente a novos patamares de excelência.
Se você deseja modernizar sua logística, considere investir na melhoria do seu sistema de picking. E conte com a Stokki para implementar um WMS que atende perfeitamente às exigências da sua operação.