A implementação de um software para gestão logística de varejo é essencial para empresas que atuam com estratégia de vendas omnicanal. O sistema de gestão desempenha um papel fundamental ao otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência de operações em lojas físicas, dark stores e centros de distribuição.
Alguns softwares existentes no mercado, como o da Stokki, podem ajudar no gerenciamento do estoque de forma global, controlar entradas, saídas e reabastecimentos, além de agilizar o processo de picking, packing, envio de pedidos e acompanhamento em tempo real das entregas. Com a escolha do sistema certo, a empresa consegue oferecer estratégias de compra omnicanal aos seus clientes. Além de otimizar processos ao utilizar o estoque das lojas físicas como ponto de apoio para as vendas do e-commerce e vice-versa, adotando estratégias como ship from store e BOPIS (buy online pick up in store).
No contexto da operação de um armazém de fulfillment ou de uma dark store, a importância do software de gestão logística, como o da Stokki, é ainda mais evidente. Com o crescimento do comércio eletrônico, é necessário lidar com um volume cada vez maior de pedidos e entregas, com maior número de SKUs e menor tempo para separação.
Na prática, o software oferece recursos avançados de automatização e otimização de processos, governança e controle de inventário, além da integração em tempo real com sistemas de e-commerce, marketplaces e lojas físicas, agilizando os processos de recebimento de pedidos, separação de produtos, embalagem e despacho.
Não podemos esquecer, ainda, que a gestão eficiente do estoque é essencial para evitar a falta de produtos (rupturas de estoque) ou o excesso de mercadorias armazenadas. Afinal, essas situações podem levar a prejuízos financeiros. Com um software de gestão logística adequado, as empresas mantêm um equilíbrio ideal no controle do estoque. O que resulta em disponibilidade de produtos, redução de custos com armazenagem e eliminação de desperdícios.
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O e-commerce e o omnichannel são as novas realidades do varejo
Nos últimos anos, temos testemunhado uma transformação significativa no modo como as pessoas compram produtos, principalmente após a pandemia. A ascensão do comércio eletrônico revolucionou a indústria do varejo, oferecendo aos consumidores uma experiência de compra acessível, personalizada e com múltiplas opções de escolhas de como receber seu pedido. Hoje, o e-commerce permite que os consumidores adquiram uma ampla variedade de produtos e serviços online, a qualquer momento e de qualquer lugar.
Ao passo que os clientes desfrutam de uma maior conveniência e acesso a uma gama infinita de produtos com ofertas e descontos exclusivos, os varejistas também têm vantagens. Agora é possível expandir o alcance geográfico, atingindo um público global sem as limitações de uma loja física. Eles também podem coletar dados valiosos sobre as preferências dos consumidores, refletindo em uma personalização eficaz das ofertas e campanhas de marketing.
No entanto, a ascensão do e-commerce também traz desafios para o setor varejista. Além da concorrência acirrada, a logística e a entrega rápida tornaram-se aspectos críticos para garantir a satisfação do cliente. Diante dessa nova realidade, os varejistas têm se adaptado, integrando suas operações online e offline, o chamado phygital, para uma experiência omnichannel. Isso requer investimento em tecnologia, com aprimoramento de sites e aplicativos, além da utilização de softwares de gestão logística.
Conheça a Omni Fulfillment Platform da Stokki para gestão logística omnichannel do varejo
Para atender à demanda cada vez mais crescente, a Stokki desenvolveu a Omni Fulfillment Platform para ajudar nos desafios logísticos omnichannel encontrados pelo varejo para gestão logística integrada do estoque. O foco está nas empresas que atuam com estratégia de vendas multicanal, como e-commerce, lojas físicas e dark stores. Na prática, o objetivo é dar maior visibilidade ao inventário em tempo real, em toda a rede, registrando movimentações de entrada e saída.
Mas, que tal entender um pouco mais sobre essa novidade?
O software da Stokki é um OMS (Order Management System) + WMS (Warehouse Management System + IWS (Integrated Warehouse System) que integra as informações de inventário de toda a rede física das empresas de varejo. Assim, pode ser aplicado tanto no envio de lojas (ship from store), dark stores e/ou armazéns. Ele controla em tempo real a movimentação e os níveis de estoque em todos os pontos. Assim, o lojista pode oferecer a melhor alternativa ao cliente de receber seu produto, além de entender de um jeito simples a melhor maneira de expedir suas mercadorias e reabastecer sua rede.
Como se pode ver, a Omni Fulfillment Platform da Stokki é uma solução completa para que as empresas de varejo aprimorem a gestão de suas operações. O sistema dá maior visibilidade da movimentação de inventário, em uma rede formada por diversos pontos de expedição. A partir de um orquestramento inteligente, o software de gestão da Stokki entende qual é o ponto mais próximo do cliente final para o envio do pronto. Automaticamente, ele dispara a informação para essa unidade preparar o pedido.
E o resultado? Envios mais rápidos e econômicos – até mesmo com a possibilidade de retirada e envio da loja!
Diferenciais da Omni Fulfillment Platform da Stokki para gestão logística omnichannel do varejo
- Abastecimento inteligente das lojas, dark store e e-commerce;
- Orquestramento de pedidos: entenda rapidamente de onde expedir o pedido mais próximo do cliente final;
- Módulos OMS e WMS de fulfillment integrados, com sistema WMS para cada ponto de expedição;
- Prateleira infinita, com a visão integrada dos inventários;
- Software escalável e 100% na nuvem;
- Desenvolvido em microsserviços;
- Arquitetura API first que permite diversos tipos de integração.
- Implantação rápida
Por que implementar o software de gestão logística omnichannel certo para o varejo?
O software de gestão logística para varejo da Stokki permite que a empresa potencialize suas estratégias de envio de lojas, dark stores e armazéns. Assim, todos os estoques ficam integrados, garantindo mais eficiência e agilidade na operação. A Omni Fulfillment Platform da Stokki permite aliar estratégias da loja física ao digital,o chamado phygital, o que garante maior poder de escolha ao cliente final. Ele pode escolher o canal mais adequado para a sua compra, bem como optar pelo melhor meio de receber ou devolver o produto.
Como vimos até aqui, as funcionalidades do software contribuem para uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes e o fortalecimento da reputação da empresa no mercado. Ainda, o sistema permite o aprimoramento de todas as operações, com mais produtividade e eficiência para a empresa. Ao melhorar seu desempenho, é possível conquistar mais rentabilidade e expandir a atuação do negócio.
Vantagens do software de gestão logística de varejo da Stokki
Estoques integrados: Com o software da Stokki, é possível conectar os estoques de todos os pontos de expedição e canais de venda. A gestão unificada do inventário dentro da rede permite otimizar os envios, garantindo a disponibilidade dos produtos para seus clientes.
Gestão de pedidos em tempo real: Graças ao modelo OMS, o software da Stokki permite acompanhar todos os pedidos de entrada e saída da rede, de diversos pontos ao mesmo tempo. Além disso, há possibilidade de transferência entre as localidades, split de pedidos, reabastecimento e controle de devoluções.
Orquestramento omnifulfillment: Uma plataforma única para controlar sua logística e otimizar sua operação em uma rede complexa de fulfillment. Entenda rapidamente de onde expedir mais próximo do cliente final, níveis de estoque em cada localização, reabastecimento inteligentes e ofereça diferentes opções de entrega e formas de devolução.
WMS para cada ponto de expedição: WMS focado em operações de fulfillment, intuitivo, 100% em nuvem e adaptável ao tamanho e à complexidade de cada ponto de expedição. Coletor de dados através de celular e interface pensada para ser usada facilmente por qualquer usuário.
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E mais! O software de gestão logística para varejo da Stokki traz vantagens para uma gestão mais eficiente de expedição em redes de dark stores, armazéns e lojas:
- Ganho de 80% na produtividade gerencial na gestão de múltiplos armazéns;
- Comunicação entre a rede de expedição através de tarefas, otimizando tempo de solicitação e execução;
- Controle de produtividade operacional individual, gerando otimização do time em 100% das aplicações;
- Gestão de inventário em tempo real com acompanhamento de perdas de GMV;
- Assertividade de 99,9% na separação de pedidos;
- Economia de tempo nas operações de 30% a 45%.
Leia também sobre as melhores práticas para gestão de um e-commerce de pequeno porte em nosso blog.
Como utilizar o software da Stokki para suas estratégias logísticas omnichannel
- Ship From Store e Ship From Anywhere: Envie de lojas físicas e de onde desejar;
- BOPIS (Buy Online Pick Up In Store): Ofereça opção de “compre online e retire na loja”;
- Dark Stores: Operação de fulfillment dentro de lojas escuras ou abertas;
- Micro-fulfillment Centers: Crie redes de distribuição urbanas;
- Prateleira Infinita: Estoque integrados e maior disponibilidade de produtos;
- Múltiplos canais de venda: Faça a gestão de envios de e-commerce, marketplaces e lojas físicas;
- Return to Store e Return to Anywhere: Ofereça diferentes opções de pontos de devolução aos clientes.
Quais as principais estratégias que podem ser adotadas?
A Omni Fulfillment Platform da Stokki pode ser implementada em diferentes momentos, garantindo mais eficiência para a operação.
Visão integrada do inventário em todos os pontos
- Ship From Store;
- Ship To Store;
- Buy Online Pick Up In Store (BOPIS);
- Dark Store;
- Armazém 3PL terceirizado.
Orquestramento inteligente
- Expedições mais rápidas e inteligentes do ponto mais próximo do cliente final;
- Prateleira infinita;
- Split de pedidos;
- Ship From Anywhere.
Expedições e reversa em todos os pontos
- Buy Online Pick Up In Store (BOPIS);
- Ship From Store;
- Ship From Anywhere;
- Ship To Store/Return To Store;
- Return To Anywhere;
- Dark Store;
- Armazém 3PL terceirizado.
100% cloud + integrações via API
- Inventário integrado em todo o ecossistema com canais de venda, ERP, PDV, TMS e outros WMS.
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