Dinamismo é uma palavra que define o mercado de e-commerce e, nesse sentido, enfrentar desafios faz parte do processo. Em especial, atuantes na área se deparam com peculiaridades da logística, que envolvem o tempo de entrega e os custos de envio. Ou seja, a logística tem um papel determinante quando se fala em lojas virtuais. E é nesse momento que o Warehouse Management System – o famoso sistema WMS – se revela um aliado para a superação dos obstáculos.
Como o sistema WMS ajuda a superar os desafios do e-commerce
O Warehouse Management System é uma solução abrangente que ajuda a otimizar e aprimorar as etapas da cadeia logística no e-commerce. Com isso, o sistema WMS contribui para a redução dos trabalhos manuais, o que proporciona maior precisão nas operações.
Com a automatização dos processos, o WMS promove uma atualização constante do estoque, evitando a venda de produtos que não estão disponíveis. Sua capacidade de ler códigos de barras e etiquetas assegura aos gestores uma visão em tempo real do estoque, além da movimentação de mercadorias e dos status dos pedidos.
É importante destacar que o WMS é o sistema de gestão de estoque indicado para quem precisa melhorar a eficiência operacional. Afinal, ele permite uma organização mais eficiente do espaço de armazenamento. Na prática, isso ajuda a reduzir o desperdício e maximizar a capacidade do armazém. Mas suas funcionalidades não param por aí, afinal, o sistema WMS fornece visibilidade sobre a localização dos produtos no armazém. Assim, estamos falando de um sistema que facilita a localização e a retirada de itens de forma ágil no dia a dia, assim como o seu controle e rastreio do inventário.
WMS e a precisão no inventário
Além da otimização na organização da armazenagem, recebimento e a separação dos produtos em estoque, o WMS é o sistema ideal para quem precisa de mais precisão no inventário. Ele mantém um controle preciso e em tempo real do estoque, por posição. Com isso, ajuda a reduzir erros de inventário. Além disso, essa funcionalidade evita atrasos nos envios e até mesmo cancelamentos de pedidos devido a produtos fora de estoque (ruptura).
WMS e a assertividade na separação de pedidos
Uma característica essencial do sistema WMS é a sua capacidade de otimizar a etapa de separação de pedidos. Em primeiro lugar, ele agiliza os processos de picking ao sugerir rotas mais eficientes para os operadores dentro do armazém e poder fazer vários pedidos em uma onda. Com isso, ele reduz o tempo necessário para preparar os pedidos. Como resultado, se tem mais agilidade na separação das mercadorias, garantindo maior eficiência e menor tempo na preparação dos pedidos.
Além disso, com o controle de separação e expedição através de coletor de código de barras, evita que o(a) operador(a) erre na hora do picking e da expedição, corroborando para que a loja envie os itens certos aos clientes corretos.
Integração com sistemas de e-commerce
Uma vantagem interessante do WMS é a sua integração com plataformas de gestão e e-commerce. Com essa característica, ocorre uma transferência de dados tranquila e consistente entre o sistema de gerenciamento de armazém e a plataforma de vendas online. Na prática, isso otimiza a rotina ao assegurar eficiência na operação.
Como o WMS contribui na redução de custos operacionais?
Ao implementar um sistema WMS, a empresa de e-commerce consegue automatizar seus processos e otimizar operações. Assim, ele ajuda a reduzir os custos relacionados à mão de obra. Uma consequência disso é a precisão em todas as etapas da venda online, inclusive no picking e na embalagem. Ao conquistar essa vantagem, a loja virtual minimiza os erros internos e, portanto, reduz custos associados a devoluções e reenvios.
Automaticamente, ao ter mais eficiência nos processos internos, é possível garantir uma experiência do cliente mais positiva. Com processos mais eficientes, o sistema WMS contribui para entregas rápidas e confiáveis. Ainda, ele facilita o processamento de devoluções ao garantir que os itens que voltaram se reintegrem ao estoque de maneira inteligente.
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Vantagens do WMS para e-commerce
Otimização de estoque
Em primeiro lugar, o WMS garante um controle preciso do estoque, reduzindo o risco de excesso ou falta de produtos. Ou seja, isso gera uma gestão de inventário mais eficiente, além de evitar prejuízos associados a produtos obsoletos, avariados ou indisponíveis.
Automatização de processos
Além disso, o sistema automatiza diversas tarefas operacionais, como recebimento, endereçamento, picking, embalagem e contagem de inventário. Na prática, a partir dele é possível reduzir a dependência de processos manuais e aumentar a eficiência da operação como um todo.
Rastreamento em tempo real
Outra vantagem do WMS para e-commerce é a visibilidade em tempo real sobre a localização dos produtos no armazém. Com isso, se tem mais eficiência e rapidez nas operações diárias.
Redução de erros
Uma característica interessante do WMS está relacionada à redução dos erros de picking e packing. Afinal, ele promove mais assertividade na seleção e preparo dos pedidos para envio. Assim, promove a satisfação do cliente e evita custos associados a devoluções.
Melhoria na experiência do cliente
Ao promover entregas rápidas e confiáveis, esse sistema colabora na satisfação do consumidor. Isso ocorre pois ele permite otimizar os processos logísticos, resultando em entregas mais rápidas.
Integração com sistemas de e-commerce
Ao ser integrado com plataformas de e-commerce, é possível experimentar mais eficiência entre o sistema de gerenciamento de armazém e o de vendas online.
Adaptação a picos de demanda
Essa característica é especialmente importante nas datas comemorativas, como Black Friday, Natal e outras. Afinal, o WMS permite uma gestão de estoque mais eficaz nos períodos de alta demanda. Isso facilita a expansão temporária das operações, garantindo uma resposta ágil às variações na demanda.
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