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Software de gestão logística para indústria farmacêutica e dark pharmacys

Desde 2020, as transformações no comportamento do consumidor acenderam a necessidade de adaptação em diversos segmentos. Esse foi o caso da indústria farmacêutica, que precisou reinventar seus canais de venda e investir forte no comércio eletrônico.

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Stokki

Desde 2020, as transformações no comportamento do consumidor acenderam a necessidade de adaptação em diversos segmentos. Esse foi o caso da indústria farmacêutica, que precisou reinventar seus canais de venda e investir forte no comércio eletrônico. As empresas do setor tiveram que rever suas estratégias e, assim, surgiu a tendência do envio de lojas (ship from store) e das famosas dark pharmacys. Uma alternativa para auxiliar nos desafios de gestão que esses novos modelos trouxeram é a Omni Fulfillment Platform da Stokki, um software de gestão logística que traz maior controle, inteligência e integração para as vendas omnichannel.

A Omni Fulfillment Platform da Stokki para a indústria farmacêutica é uma solução voltada para negócios que atuam com estratégia de vendas multicanal e fazem expedições de loja (ship from store), dark pharmacys e armazéns gerais. Ela permite integrar informações de todo o inventário dentro de uma rede de distribuição formada por diversos pontos. Com isso, é possível entender de onde expedir mais rápido, oferecer coleta na loja, automatizar os processos de armazenamento, distribuição de medicamentos em múltiplos canais e muito mais!  

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Conheça a Omni Fulfillment Platform da Stokki para gestão logística de farmácias

A Omni Fulfillment Platform da Stokki é uma verdadeira revolução, que chegou para simplificar a rotina da indústria farmacêutica que vende em múltiplos canais. Trata-se de uma solução que engloba OMS (Order Management System) + WMS (Warehouse Management System) + IWS (Integrated Warehouse System). 

Isso significa dizer que a Omni Fulfillment Platform da Stokki integra os dados de movimentação de estoque de uma rede complexa que pode envolver lojas físicas, dark pharmacys e armazéns, conforme a necessidade de cada empresa. Suas funções permitem controlar de forma simplificada e em tempo real a movimentação completa de inventário, com acompanhamento de entradas e saídas de pedidos em todos os pontos de venda e expedição.

Ou seja, é a solução ideal para gestores que desejam oferecer uma verdadeira experiência de compra omnichannel aos seus clientes, otimizando a rotina com mais inteligência nos envios e no abastecimento de estoque. 

Quais os diferenciais da Omni Fulfillment Platform da Stokki para a indústria farmacêutica?

  • Abastecimento inteligente das lojas, dark pharmacys e armazéns;
  • Orquestramento de pedidos: entenda rapidamente de onde expedir o pedido mais próximo do cliente final;
  • Módulos OMS e WMS de fulfillment integrados, com sistema WMS para cada ponto de expedição;
  • Prateleira infinita, com a visão integrada dos inventários;
  • Implantação rápida;
  • Software escalável e 100% na nuvem;
  • Desenvolvido em microsserviços;
  • Arquitetura API first que permite diversos tipos de integração.

Qual a importância de um software de gestão logística para a indústria farmacêutica e dark pharmacys?

Assim como em qualquer segmento, a indústria farmacêutica precisa lançar mão de soluções para otimizar sua rotina logística, ainda mais com todos os desafios existentes na gestão entre as vendas multicanal, online e físicas. Mais eficiência nos processos, redução de tempo de execução de tarefas e minimização das falhas operacionais que podem ocorrer com controles manuais e não integrados, são apenas algumas das vantagens que o software de gestão oferece ao segmento da saúde. 

Para entender melhor, a Omni Fulfillment Platform da Stokki automatiza todo o processo de armazenamento e distribuição de produtos, fornecendo à rede de farmácias a informação de onde enviar o produto mais próximo do consumidor e oferecendo ao cliente a retirada do produto em uma loja mais próxima. Isso inclui tanto a gestão dos estoques e a realização de pedidos, quanto a gestão de inventários e reabastecimentos. O resultado é uma logística omnichannel para farmácia mais otimizada e eficiente.

O sistema ainda emite relatórios detalhados, abrangendo desde os dados sobre vendas até o perfil de envio por localidade. Com isso, o gestor tem maior entendimento sobre a operação e pode realizar tomadas de decisão mais inteligentes e assertivas. Para farmácias que atuam com compra omnichannel, o sistema de gestão de dark store ou dark pharmacys é indispensável para o sucesso do negócio.

Leia também sobre Dark Store: o que é e como essa tendência impacta na eficiência logística do varejo

Descubra as vantagens de implementar o software de gestão de dark pharmacy

Até aqui, você viu que o sistema de gestão logística para farmácias é essencial para rotinas otimizadas e redução de erros e falhas operacionais. Para controle de estoque e expedição de produtos, a implementação da Omni Fulfillment Platform da Stokki é a solução ideal, já que garante a integração entre todas as áreas logísticas da empresa, sejam lojas físicas, dark pharmacys ou armazéns gerais. Com a tecnologia disponível, aumenta-se em até 80% a produtividade gerencial na gestão de múltiplos pontos de expedição.

Mas os benefícios não param por aí. O sistema realiza controle de produtividade operacional individual, o que pode melhorar o desempenho de cada colaborador ao possibilitar um aumento no número de pedidos expedidos em um dia. Tudo isso sem a necessidade de aumentar a equipe e o espaço. O software também realiza a gestão de inventário em tempo real, com acompanhamento de perdas de GMV. No que se refere à eficiência, é possível conquistar até 99,9% de assertividade na separação de pedidos e economizar de 30% a 45% de tempo nas operações.

A era da dark pharmacy chegou?

Embora ainda não seja regulamentado pela ANVISA, o modelo de negócio de dark pharmacy pode ser o futuro das healthtechs. Esse movimento vem ocorrendo desde a pandemia de covid-19, em 2020, quando as compras online explodiram no Brasil. O comportamento do consumidor foi modificado também na área da saúde. Somente em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), registrou-se um aumento de 56,8% no delivery e e-commerce de produtos de saúde no país.

Com o modelo de dark pharmacy, a proposta é atuar de forma totalmente online. Isso significa dizer que as empresas trabalhariam com centros de distribuição localizados em pontos estratégicos e urbanos. Como resultado, os produtos seriam comercializados a um valor mais atrativo devido à redução dos custos operacionais. Além disso, a entrega se daria de forma rápida, já que os CDs estariam posicionados dentro das grandes cidades.

Embora a legislação brasileira ainda não tenha regulamentado o modelo de negócio, as empresas do setor estão se adaptando. O foco, agora, é investir em mecanismos que permitem aumentar as vendas online. Seja em site ou aplicativo para celular, o e-commerce farmacêutico veio para ficar. E cresce cada vez mais. 

De olho no e-commerce farmacêutico

Para implementar um e-commerce farmacêutico, é preciso estar atento a alguns detalhes. O primeiro, assim como na loja física, é ter um farmacêutico responsável, pois passará por ele a liberação de medicamentos controlados vendidos pelo site. 

No que diz respeito à logística, como vimos até aqui, é fundamental lançar mão de soluções para otimizar a operação. É nesse ponto que entra a importância da Omni Fulfillment Platform da Stokki, pensando na eficiência em todas as etapas da venda. Da gestão do estoque ao controle de vendas, entrada e saída de produtos, bem como a entrega ao consumidor final, tudo pode ser operacionalizado a partir do sistema.

Como vimos, ela oferece relatórios sobre vendas e saúde financeira da farmácia, elencando itens vendidos e muito mais. Assim, o gestor tem um panorama completo sobre a operação, melhorando sua tomada de decisão. Considerando esses aspectos, o software para gestão de dark pharmacy é muito mais do que um simples sistema. Trata-se de uma ferramenta completa para negócios expandirem com inteligência e eficiência a sua distribuição e logística. 

Por que implementar o software de gestão logística para farmácias é uma boa ideia?

  • Estoques integrados para estratégias de envio de lojas, dark pharmacys e armazéns mais eficientes;
  • Integração entre físico e digital, dando liberdade para o cliente escolher em qual canal deseja comprar, receber e retornar o produto;
  • Acompanhamento e gestão de produtos em tempo real, com o sistema OMS (Order Management System);
  • Plataforma única de orquestramento omnifulfillment com torre de controle logística em toda a rede de distribuição;
  • WMS intuitivo, lightweight, 100% na nuvem, focado em operações de fulfillment de diferentes tamanhos e complexidade.

Implementação da Omni Fulfillment Platform na prática

Como sabemos, o consumidor final busca soluções práticas para resolver questões do dia a dia. Com a compra de medicamentos e produtos de saúde isso não seria diferente. Afinal, ter à disposição uma variedade de itens e receber em casa os medicamentos é uma facilidade que faz toda a diferença. Somado a isso, usufruir de benefícios exclusivos, como a entrega rápida e preços justos, torna a compra online de medicamentos ainda mais visada.

É justamente isso o que proporciona a Omni Fulfillment Platform da Stokki, que permite ao setor farmacêutico atender a um grande número de clientes sem a necessidade de abrir lojas físicas em todo lugar. Ao operar no digital, a principal vantagem é a redução de custos, já que os gastos com estrutura física e mão de obra diminuem consideravelmente. Isso se reflete no preço final dos produtos e o consumidor também aproveita essa vantagem. Assim, todos saem ganhando.

Mesmo medicamentos que exigem a retenção de uma via da receita podem ser comercializados, o que vem gerando ainda mais benefícios para o paciente. As farmácias que já atuam online têm aprovado o funcionamento da operação, que é vantajosa para ambos os lados. Com apenas cinco meses de vendas online, uma reportagem da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mencionada pelo Portal Terra, apontou um aumento de 10 vezes no volume de vendas em uma empresa farmacêutica. 

A solução de dark pharmacy

De acordo com o perfil da farmácia, é possível contar com um centro de distribuição pequeno, apostando na proximidade com seu público-alvo. O local se destina exclusivamente às operações logísticas, com armazenamento, separação e envio das mercadorias comercializadas na loja online e essa estratégia é conhecida no mercado como dark pharmacy. Isso permite que farmácias mantenham o atendimento em lojas físicas, mas também se adaptem ao novo comportamento do consumidor.

Além dos serviços de entrega que podem ser realizados por motoboy ou transportadoras terceirizadas, os e-commerces de farmácias estão investindo em parcerias com apps como iFood, Uber Eats e Rappi. Como se pode ver, todas as soluções apontam para um futuro cada vez mais digitalizado, com foco na praticidade. Para isso, a tecnologia é uma grande aliada de quem busca automatizar operações e garantir uma logística eficiente para farmácias de todo o Brasil. 

Quais estratégias logísticas o software da Stokki possibilita?

  • Ship From Store e Ship From Anywhere: envie de lojas físicas e de onde desejar;
  • BOPIS (Buy Online Pick Up In Store): ofereça opção de compre online e retire na loja;
  • Dark Stores / Dark Pharmacy: operação de fulfillment dentro de farmácias fechadas/digitais ou abertas;
  • Micro-fulfillment Centers: crie redes de distribuição urbanas;
  • Prateleira Infinita: integre os estoques e tenha maior disponibilidade de produtos para oferecer aos clientes;
  • Múltiplos canais de venda: faça a gestão de envios de e-commerce, marketplaces e lojas físicas no mesmo lugar;
  • Return to Store e Return to Anywhere: ofereça diferentes opções de pontos de devolução aos clientes.

Para saber mais sobre a Omni Fulfillment Platform da Stokki, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo. E não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre logística, tecnologia, tendências e operação.

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