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10 plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual

Descubra quais são as plataformas de e-commerce preferidas pelos empreendedores na hora de montar uma loja virtual.

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O comércio eletrônico tem crescido exponencialmente e a criação de uma loja virtual é uma estratégia essencial para muitos negócios. Nesse contexto, as plataformas de e-commerce são fundamentais para o sucesso da operação. Ao escolher a solução mais adequada para montar uma loja virtual, deve-se considerar aspectos como facilidade de uso, recursos disponíveis, integrações com meios de pagamento, ERPs, CRM e logística. Além disso, ela pode trazer escalabilidade para o negócio, apresentando um preço que faça sentido para o momento da empresa. 

Em um país que atinge recordes de faturamento com as vendas online, como é o caso do Brasil, que superou R$ 262 bilhões de faturamento no setor em 2022, as plataformas de e-commerce são cada vez mais requisitadas. Tanto é que, atualmente, o empreendedor pode optar por uma grande variedade de soluções. Os dados são da Nielsen|Ebit, divulgados pelo portal E-Commerce Brasil, e representam um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior.

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Conheça as 10 plataformas de e-commerce mais utilizadas

1. VTEX

A VTEX é uma plataforma completa de comércio eletrônico, conhecida por sua escalabilidade e alto desempenho. Criada no Rio de Janeiro em 1999, hoje é uma conceituada multinacional de tecnologia, com clientes como Nestlé, Coca-Cola e Sony. Porém, além dos grandes players do mercado, ela atende a médias empresas. Mas vale lembrar que não se trata de uma plataforma de entrada, utilizada pelos pequenos empresários.

Por ser uma plataforma de e-commerce bastante robusta, seus recursos incluem gestão de pedidos, integração com marketplaces, personalização avançada e muito mais. Além disso, ela está preparada para suprir demandas do comércio omnichannel, possibilitando a integração com lojas físicas.

2. Tray

A Tray é uma plataforma brasileira que se destaca pela facilidade de uso e suporte ao cliente. Não à toa, ela é uma das plataformas de e-commerce líderes no mercado brasileiro – fundada em 2005, foi comprada em 2012 pela Locaweb. Além de grandes lojas, a Tray é uma ótima opção para quem está começando, pois oferece planos acessíveis e facilmente escaláveis.

Entre seus diferenciais estão funcionalidades como integração com grandes marketplaces (Amazon, Americanas, Dafiti, Mercado Livre, entre outros), ferramentas de marketing digital, cálculo de frete, sistemas de ERP, entre outros recursos. Importante saber que com a Tray é possível vender, ainda, na Sacolinha do Instagram e anunciar itens no Google Shopping, Meta Ads, entre outros.

3. Loja Integrada

A Loja Integrada é mais uma plataforma de e-commerce nacional que tem ganhado destaque. Com um editor intuitivo e diversas opções de layout, ela permite criar uma loja virtual de forma rápida e descomplicada. Além disso, a solução oferece integração com ferramentas de pagamento e logística, facilitando a gestão do e-commerce.

Outra boa notícia é que a Loja Integrada tem plano gratuito para empresas que cadastram até 50 produtos e recebem até 5 mil visitas ao site ao mês. Ou seja, para empreendedores que estão planejando ingressar no meio online, trata-se de uma escolha inteligente para não pesar o orçamento.

4. Nuvem Shop

A Nuvem Shop é uma das plataformas de e-commerce que mais se destaca pela facilidade de uso e personalização dos templates. Hoje, são mais de 100 mil usuários ativos na plataforma brasileira.

Ela oferece recursos importantes para a gestão de uma loja virtual de pequeno e médio porte, com plano gratuito para quem está iniciando. Entre as funcionalidades estão controle de estoque, ferramentas de marketing, integração com meios de pagamento e envio, além de suporte para criação de blog e integração com redes sociais.

5. WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma de e-commerce open-source (código aberto) e gratuita, desenvolvida como plugin para o WordPress. Aliás, trata-se de uma escolha popular entre empreendedores que já possuem um site e desejam adicionar uma loja virtual.

O WooCommerce oferece plugins e temas para personalização, além de uso intuitivo, facilmente administrado pelo painel do WordPress. Ou seja, é uma solução completa e versátil para atender a diferentes segmentos de comércio eletrônico. 

6. Shopify

O Shopify é uma plataforma de e-commerce hospedada na nuvem, fácil de usar e com um design elegante. Lançada em 2004, é uma escolha popular para empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes marcas. Aliás, atualmente são mais de 1,7 milhão de usuários em 175 países.

A facilidade de uso a tornou ainda mais expressiva entre os brasileiros, já que desde 2018 seus recursos estão disponíveis em português. O Shopify é versátil e oferece uma variedade de temas, aplicativos e recursos para personalizar a loja virtual e melhorar a experiência do cliente.

7. Dooca

A Dooca é uma plataforma nacional que se destaca pela facilidade de uso e possibilidade de customização, amplamente utilizada pelas pequenas e médias empresas. Os usuários da Dooca, que foi fundada em Novo Hamburgo (RS) em 2015 e adquirida pela Locaweb em 2021, aproveitam uma grande variedade de temas e recursos para personalizar a loja virtual.

Tudo pode ser escolhido conforme as particularidades de cada negócio. Além disso, a solução possui integração com marketplaces, como Shopee e Mercado Livre, e ferramentas de pagamento e logística que otimizam o uso. Outra vantagem é a integração com CRM, marketing e suas soluções de SEO que otimizam a loja virtual para os motores de busca. 

8. Vnda

A Vnda é uma plataforma que atende principalmente o varejo de moda e vestuário. Adquirida pela Olist, em 2021, junto com o ERP Tiny, ela oferece recursos específicos para o setor, como provador virtual, controle de grade de produtos, gestão de coleções e integração com sistemas de estoque

Ou seja, é uma solução completa e eficiente para e-commerce de roupas, calçados e outros itens de moda. A Vnda também permite a criação de layouts personalizados e possui integração com marketplaces – tópicos essenciais nesse segmento do mercado.

9. Unbox

A Unbox é uma plataforma de e-commerce reconhecida pela capacidade de montagem de loja virtual simplificada e rápida. Ela possui temas modernos e responsivos, além de recursos como integração com marketplaces, opções de pagamento, cálculo de frete e suporte ao cliente. Além disso, a solução disponibiliza planos flexíveis, ideais para quem está dando os primeiros passos no comércio eletrônico. 

10. Magento Open Source

O Magento é uma das plataformas de e-commerce de código aberto que oferece uma ampla gama de recursos para os usuários. Lançada em 2008 e baseada em PHP e MySQL, trata-se de uma versão gratuita da Adobe Commerce – a plataforma foi comprada pela Adobe em 2018.

Enquanto a versão paga é utilizada por lojas virtuais de grande porte, com operações mais complexas, a gratuita é a escolha de empreendedores que estão começando, mas que possuem uma certa experiência com programação. O Magento permite personalizar a loja de acordo com as especificidades do negócio, além de oferecer uma variedade de extensões e temas.

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Com todas as plataformas de e-commerce vistas anteriormente, pode ser difícil escolher a melhor solução para uma loja virtual. No entanto, trata-se de uma decisão que requer uma análise cuidadosa das necessidades de cada tipo de negócio. O primeiro passo é identificar recursos essenciais que a loja precisa, como integração com sistemas de pagamento, gestão de estoque ou personalização de design.

Também vale analisar a capacidade de escalonamento da plataforma, considerando os passos futuros. Isso pode garantir que ela acompanhe o crescimento da empresa. Outros itens que devem ser verificados são: suporte ao cliente, facilidade de uso e o custo total de propriedade. Com isso, a dica é comparar as opções que melhor se adequam à realidade do e-commerce, com testes de uso e até mesmo pesquisando a experiência de outros usuários.

Quer entender como escolher a melhor empresa de logística para o seu e-commerce? Leia este artigo da Stokki sobre o assunto.

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