Você trabalha com vendas online e quer entender mais sobre a diferença entre e-commerce e marketplace? Hoje, no blog da Stokki, vamos explicar como cada uma dessas plataformas funciona. Afinal, a escolha pelo modelo certo é importante para garantir mais eficiência e praticidade para a sua empresa.
Você sabia?
A escolha pelo melhor modelo de negócio causa impactos diretos na operação. Isso influencia, por exemplo, na visibilidade da marca na web, na lucratividade e até mesmo no relacionamento com o consumidor e na logística da empresa.
Aliás, que tal aproveitar para conhecer os principais sistemas de gestão logística para fulfillment?
O que é e-commerce?
Considera-se e-commerce todo tipo de comércio eletrônico. No entanto, o mais conhecido é a famosa loja virtual, que nada mais é do que um espaço online próprio, no qual a empresa realiza suas vendas. Logo, se a empresa comercializa produtos online, em um site próprio, esse é chamado de e-commerce. No site, estarão expostos todos os produtos e serviços, como se fosse uma vitrine virtual. Tal e qual a loja física, porém, na tela do computador ou do celular.
Vale lembrar que o segmento de e-commerce está em pleno crescimento no Brasil e, após a pandemia, cada vez mais empresas estão aderindo à modalidade. Uma de suas vantagens é a autonomia e a liberdade que oferece para o lojista. Desde as escolhas de layout, opções de frete e formas de pagamento, tudo pode ser gerenciado de forma própria.
Neste caso, é de sua responsabilidade, ainda, controlar estoque, vendas, envios, devoluções e trocas. Ou seja, a logística completa. Além disso, é importante pensar em estratégias de comunicação e marketing para garantir visibilidade ao e-commerce. Por falar em estoque, é fundamental entender como funciona o SKU para garantir a organização dos produtos e uma melhor governança administrativa da empresa.
Se você trabalha com e-commerce, vale a pena espiar nossas dicas sobre picking e packing e como eles influenciam na logística da loja virtual.
O que é marketplace?
Diferente do e-commerce, que é uma loja exclusiva, o marketplace concentra em uma única plataforma diversas marcas e produtos, de diferentes lojistas virtuais. Em uma comparação, essa modalidade se assemelha a um shopping, com diversas vitrines para o consumidor optar por aquela que mais lhe agrada. Sendo assim, nenhum lojista é o dono da plataforma. O que acontece é que todos os participantes ganham uma autorização para comercializar seus itens em seções específicas, dentro dessa “vitrine virtual”.
Alguns exemplos dos principais marketplaces do Brasil são: Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza, B2W e Via Varejo.
Atualmente, essa modalidade pode ser considerada uma evolução do e-commerce, afinal, leva mais praticidade à experiência de compra do consumidor. Uma vantagem do marketplace é a facilidade que oferece aos lojistas, que não precisam manter uma estrutura própria de loja virtual, assim como esforços próprios em marketing. Assim, não é necessário realizar implementações, manutenções, nem mesmo se preocupar com formas de pagamento. Porém, para participar, é necessário concordar com as condições e termos de cada marketplace.
Outro benefício de comercializar produtos em marketplace é a visibilidade que a plataforma oferece. Consequentemente, melhora as vendas e o lucro da empresa, uma vez que alcança um maior número de pessoas. No entanto, o acesso a todas essas funcionalidades está vinculado ao repasse de uma porcentagem sobre as vendas. Ou seja, o lojista deve pagar à plataforma um valor determinado em contrato sobre as vendas realizadas nela (comissionamento).
Ainda, vale ressaltar que, no marketplace, o lojista não tem a liberdade que teria em seu e-commerce. Assim, deverá respeitar as normas da empresa. A logística do marketplace também tem suas particularidades e você pode entender mais sobre ela clicando aqui.
E-commerce integrado ao marketplace
Para quem deseja mais visibilidade, mas não quer abrir mão de sua autonomia, é possível criar um e-commerce e integrá-lo a um marketplace. Essa alternativa vem sendo cada vez mais utilizada pelas marcas, pois assim garantem a presença nos dois espaços. E isso, automaticamente, melhora o alcance do produto no mercado.
Certamente, e-commerce e marketplace são dois termos conhecidos de todos aqueles que atuam no mercado digital. Porém, é preciso entender qual a melhor escolha para cada tipo de negócio, pois ela pode ser determinante para a consolidação das vendas.
Afinal, quais as principais diferenças entre e-commerce e marketplace?
Como vimos acima, o e-commerce é uma loja virtual própria, na qual a empresa vende diretamente para seus clientes. Já o marketplace funciona como uma plataforma de vendas. Nela, reúnem-se diversas empresas e a plataforma oferece as ferramentas para a mediação entre o consumidor e a empresa vendedora.
Além do mais, o marketplace oferece um maior mix de produtos em comparação ao e-commerce. Ainda, o primeiro representa um investimento inicial menor do que o segundo para o vendedor abrir seu negócio. Isso porque não é necessário investir na implementação de uma loja virtual própria, nem grandes quantias de marketing para sua divulgação. No marketplace, é possível usufruir de todos os recursos da plataforma sem se preocupar com sua manutenção, porém tem que pagar um comissionamento sobre as vendas e competir com diversos outros vendedores por uma posição melhor de seu anúncio. Na loja virtual própria, isso não acontece.
É importante entender os produtos e as estratégias da sua empresa para saber qual caminho seguir. Muitas empresas que têm marca própria acabam optando por investir em uma loja virtual exclusiva desde o início. Já quem vende multimarcas, pode achar melhor começar a vender dentro dos marketplaces para ter maior visibilidade. E há quem siga os dois caminhos, de forma complementar.
E então, qual a modalidade mais adequada para o seu negócio? Do e-commerce ao marketplace, na Stokki você encontra as soluções logísticas ideais para otimizar sua operação, seja através do fulfillment ou de um software WMS para organizar suas expedições. Para conhecer mais sobre nossos serviços, entre em contato e converse com um de nossos consultores!