Entenda o conceito de in-store fulfillment e saiba como implementá-loEntenda o conceito de in-store fulfillment e saiba como implementá-lo

Entenda o conceito de in-store fulfillment e saiba como implementá-lo

Embora o e-commerce venha crescendo nos últimos anos, as lojas físicas seguem como um canal de vendas muito importante para muitas empresas – e até complementar às estratégias digitais. Para aproveitar ao máximo as vantagens do comércio físico e somá-las às vendas online, algumas lojas adotam o in-store fulfillment. Essa é uma tendência do mercado omnichannel que deve se consolidar no Brasil.

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Embora o e-commerce venha crescendo nos últimos anos, as lojas físicas seguem como um canal de vendas muito importante para muitas empresas – e até complementar às estratégias digitais. Para aproveitar ao máximo as vantagens do comércio físico e somá-las às vendas online, algumas lojas adotam o in-store fulfillment. Essa é uma tendência do mercado omnichannel que deve se consolidar no Brasil.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, mais de 90% dos clientes que compram produtos online desejam ter frete grátis e entrega em até três dias. Além disso, em torno de 30% dos clientes esperam receber seus produtos ainda no mesmo dia. Considerando as opções de comércio eletrônico, centros de distribuição e frete no Brasil, isso ainda pode parecer um grande desafio, certo?

A boa notícia é que com a implementação do in-store fulfillment isso pode se tornar possível. Para entender melhor sobre essa estratégia e saber como implementá-la no seu negócio, continue a leitura e descubra todas as vantagens da modalidade que já é utilizada por grandes redes brasileiras e estrangeiras.

O que é in-store fulfillment?

Estamos falando de um modelo de atendimento em que as compras online podem ser tanto retiradas nas lojas físicas, como enviadas a partir delas, transformando as lojas em mini fulfillment centers (ou mini centros de distribuição). Ou seja, o comércio físico acaba se tornando aliado às estratégias logísticas das vendas online e vice-versa, proporcionando o que é conhecido como experiência de compra omnichannel.

Na prática, funciona assim: ao fazer uma compra pela internet, é possível tanto a empresa oferecer ao cliente a opção de buscar o produto em uma loja, sem esperar pela entrega em casa, ou o produto pode ser enviado a partir de uma. 

A primeira modalidade se chama “compre online e retire na loja”, conhecido no exterior como buy-online-pick-up-store (BOPIS). Já a segunda modalidade, transforma a loja física em um mini fulfillment center, possibilitando estratégias de envio mais rápidas nos centros urbanos através da pulverização de estoque na estrutura já existente. 

Em todo o mundo, o in-store fulfillment tem se tornado cada vez mais popular por diversas razões. Em primeiro lugar, trata-se de uma forma de oferecer mais conveniência aos clientes, que podem escolher quando e onde retirar os produtos. Além disso, as empresas conseguem economizar em custos de envio e entregar mais rápido, uma vez que as mercadorias podem ser  retiradas pelos próprios consumidores nos pontos indicados. Ou enviadas de um ponto mais próximo de onde estão.

Outra facilidade é em relação à experiência do cliente. Ao retirar os itens nas lojas, os consumidores têm a oportunidade de conhecer melhor o espaço físico, experimentar outros produtos e receber um atendimento personalizado. Isso pode aumentar o ticket médio do negócio, além de gerar uma experiência ainda mais satisfatória para o cliente do que simplesmente receber a compra em casa.

Em se tratando das mercadorias, o in-store fulfillment também ajuda as empresas no melhor gerenciamento dos seus estoques. Utilizando uma loja física como ponto de retirada, é possível reduzir estoque em armazéns ou centros de distribuição. Isso contribui na redução de custos e, ainda, otimiza o uso do espaço disponível.

Principais vantagens do in-store fulfillment 

  • Redução de custos com envios;
  • Agilidade na entrega do produto;
  • Otimização do estoque, com o fim de produtos acumulados;
  • Oferecer uma grande variedade de produtos disponíveis para os clientes (prateleira infinita);
  • Utiliza a estrutura física já existente para atender à demanda do comércio eletrônico, sem a necessidade de contratação de novos centros de distribuição;
  • Experiência omnichannel completa e positiva para o consumidor.

Os desafios do in-store fulfillment

Apesar das vantagens, o in-store fulfillment ainda apresenta diversos desafios. Um dos principais é ter a visibilidade de estoque em toda a rede e entender a movimentação de pedidos em tempo real. Isso é importante para garantir que os produtos estejam disponíveis no momento em que o cliente chegar para retirá-los, ou quando o transportador realizar a coleta.

Para isso, é necessário contar com um bom sistema de gerenciamento de inventário e de logística, como um OMS (Order Managament System) integrado a uma rede de distribuição. Ele permite que a loja saiba com antecedência quais produtos precisam ser reservados, preparados e entregues.

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Também é importante explicar o passo a passo para o vendedor responsável e para o consumidor. Todas as pessoas envolvidas precisam saber quando e onde devem buscar os produtos, bem como os documentos necessários para isso. O atendimento é mais um fator primordial, a fim de garantir que a experiência seja positiva.

Apesar dos desafios, o in-store fulfillment vem se mostrando uma estratégia eficiente. No Brasil, algumas empresas já adotaram essa modalidade, como é o caso de grandes redes de farmácia e de varejo, como Magazine Luiza, Ponto Frio, Riachuelo, Colombo, Renner, entre outras. Todas elas oferecem, entre suas opções de frete, a retirada na loja para compras realizadas virtualmente. Algumas, inclusive, já começaram a fazer expedições de sua rede física, seja própria ou franqueada.

O que cuidar ao implementar o in-store fulfillment?

Para ter sucesso na implementação do in-store fulfillment é necessário ter em mente alguns detalhes. Por exemplo, deve-se indicar lojas físicas adequadas para a retirada das mercadorias, além de entender números de reabastecimento por região e de onde enviar o produto que está mais próximo do cliente final. Elas precisam ser bem localizadas e ter espaço suficiente para armazenar produtos, contando com uma equipe qualificada para o atendimento.

Ter um sistema de gerenciamento de inventário eficiente é fundamental para implementar o in-store. Com a tecnologia adequada é possível integrar a comunicação entre a loja virtual, física e os armazéns, permitindo que os locais saibam com antecedência quais produtos precisam ser reservados, preparados, entregues e reabastecidos.

Preparado para implementar o in-store fulfillment na sua operação?

Como se pode ver, o in-store fulfillment é uma estratégia inteligente para empresas que desejam oferecer uma experiência omnichannel aos seus clientes, unindo as vantagens do comércio físico à praticidade das vendas online. 

A Stokki pode ajudar a sua empresa a adotar essa estratégia com os softwares OMS + WMS desenvolvidos para gestão de inventário em redes de distribuição formadas por lojas físicas, armazéns e dark stores.

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