Mulher embalando e entiquetando encomendasMulher embalando e entiquetando encomendas

Conheça os principais marketplaces do Brasil

Além dos e-commerces de lojas tradicionais, os marketplaces estão se consolidando neste segmento. Aliás, você sabe quais são os principais marketplaces do Brasil?

Logo colorido da Stokki
Stokki

Os brasileiros estão cada vez mais adeptos às compras online e este fenômeno vem crescendo ano após ano. Com o aumento da demanda, novas plataformas também são criadas, a fim de oferecer opções de compra aos consumidores. Além dos e-commerces de lojas tradicionais, os marketplaces estão se consolidando neste segmento. Aliás, você sabe quais são os principais marketplaces do Brasil?

A Stokki é especialista em soluções para melhorar operações logísticas. Para quem busca um sistema moderno e eficiente, vale a pena conhecer o WMS 4 Brands. Um software 100% em nuvem, modular e escalável, para operações logísticas de diversos portes.

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Antes de conhecer os marketplaces que mais fazem sucesso entre os brasileiros, que tal relembrar a diferença entre e-commerce e marketplace? 

Como sabemos, e-commerce é o termo usado para se referir ao comércio eletrônico e, nele, podem ser incluídos os marketplaces. Porém, em seu sentido mais específico, e-commerce diz respeito à loja virtual de uma determinada empresa. Ou seja, trata-se de uma única empresa vendendo seus produtos em um site próprio.

Se você tem um e-commerce, que tal entender melhor sobre os conceitos de picking e packing e como isso pode interferir na sua logística? É só clicar aqui e conferir o artigo em nosso blog.

Já o marketplace pode ser visto como uma nova era do e-commerce. Isso porque, nessa modalidade, uma plataforma de e-commerce reúne diversos vendedores em um único lugar. Assim, funciona como um shopping online, no qual compradores visualizam diversas lojas e produtos para optar pelo item desejado.  

As compras online são cada vez mais comuns e prova disso são os números do e-commerce. Em novembro de 2021, conforme o Relatório Setores do E-Commerce, da Conversion, o e-commerce brasileiro registrou 2,63 bilhões de visitas.

Isso representou um aumento de 13% em relação ao melhor desempenho do ano, que havia sido em junho, com 2,33 bilhões de visitas. Os marketplaces também registraram alta, com 20% mais visitas em novembro do que no mês anterior.

Para otimizar as operações logísticas, o software WMS é essencial. Neste artigo, você entende melhor sobre seu funcionamento.

12 principais marketplaces do Brasil

Mercado Livre

Impossível falar em marketplace e não citar o Mercado Livre. Afinal, trata-se de uma das mais populares plataformas de vendas no Brasil. Além disso, é considerado o maior marketplace da América Latina. Você sabia?

Fundado em 1999 na Argentina, possui operações em 18 países. Com toda sua abrangência, são mais de 60 milhões de produtos ofertados, em diferentes nichos de atuação. No Mercado Livre, os vendedores anunciam itens diversos, desde automóveis até peças de roupas e serviços. Assim, em tempo real atingem compradores das regiões de seu interesse.

De acordo com os dados divulgados pela própria plataforma, são 6 mil buscas registradas por segundo. Dessas, nove resultam em vendas. Para se ter ideia, no Brasil mais de 111 mil pessoas têm como renda única ou principal o comércio proveniente do ML.

Amazon Brasil

Tudo começou como uma loja virtual focada em livros, criada por Jeff Bezos em 1994. Porém, não demorou muito para que a companhia fundada por um dos homens mais ricos do mundo expandisse sua área de atuação. Em pouco tempo, tornou-se referência na venda de itens diversos, de brinquedos e papelaria a eletrônicos e produtos para casa.

No Brasil, a Amazon surgiu somente em 2012 e atuava, inicialmente, no ramo de livros eletrônicos. Dois anos mais tarde, passou a comercializar livros físicos. Mas foi apenas em 2017 que aumentou sua variedade de produtos e, atualmente, é um dos marketplaces mais acessados no país.

Magazine Luiza

Ninguém tem dúvidas de que a Magazine Luiza é um dos mais importantes marketplaces do Brasil, não é? Prova disso são os mais de 100 milhões de acessos mensais. De acordo com o relatório anual da empresa, o marketplace da Magalu alcançou 160 mil sellers em 2021, com R$ 13 bilhões de reais em vendas, superando em 70% o valor referente ao ano anterior.

Além de bater recordes importantes naquele ano, o CEO da Magalu, Frederico Trajano, revelou que o desenvolvimento de um marketplace multicanal, com a entrada de milhões de varejistas que ainda eram analógicos, foi fundamental para a consolidação da estratégia de crescimento da empresa.

Dafiti

A Dafiti foi criada em 2011 e se consolidou como o primeiro e-commerce focado na venda totalmente online de calçados no Brasil. Trata-se de uma empresa que faz parte do Dafiti Group, maior grupo de e-commerces de moda e lifestyle da América Latina. Desde agosto de 2015, a Dafiti atua como marketplace, reunindo marcas diversas.

Assim, passou a abranger novas categorias e oferecer produtos variados para seu público. Isso representou uma oportunidade de inserção no mercado online para pequenas e médias empresas. Agora, elas fazem parte do maior grupo de e-commerce de moda da América Latina e podem aumentar seus faturamentos ao atingir novos clientes.

Você sabe como funciona a logística reversa? Clique aqui e saiba mais sobre este conceito em nosso blog.

Beleza na Web

Como foco em cosméticos, a Beleza na Web se consagrou como a principal plataforma digital de beleza no país. Fundada há 15 anos, desde 2019 faz parte do Grupo Boticário e, desde então, vem expandindo sua inserção no mercado. 

Vale lembrar que além da forte presença digital, a Beleza na Web possui uma loja física no bairro de Moema, na capital paulista. Mais recentemente, anunciou sua atuação também como marketplace. Além dos produtos do Grupo Boticário, comercializa itens de outras marcas e procura novos sellers para adentrar em nichos voltados ao bem-estar e comportamento. 

Netshoes

Focada em artigos esportivos, a Netshoes tem forte atuação no Brasil, Argentina e México. Sua abrangência é tamanha que já é considerado um dos maiores e-commerces esportivos do mundo. A plataforma comercializa itens femininos, masculinos e infantis, além de suplementos e equipamentos esportivos.

Segundo seu levantamento, a plataforma recebe mensalmente 54 milhões de visitantes únicos. Em 2019, a empresa foi adquirida pela Magazine Luiza, o que transformou o Netshoes Marketplace em um importante braço da maior varejista do Brasil. 

Americanas

Referência em marketplace, além de ser um dos maiores do Brasil, a loja Americanas faz parte do Americanas Marketplace junto ao Shoptime e Submarino, conhecido também como antigo grupo B2W. O grupo soma mais de 1 bilhão de visitas em seus sites, com aproximadamente 51 milhões de clientes ativos.

Assim, se consolida como um dos gigantes do marketplace brasileiro. Vendedores de diversos segmentos podem cadastrar suas lojas e vender produtos a partir do site Americanas, atingindo clientes de todo o país a partir de uma vitrine de alcance nacional.

Shopee

A Shopee é a maior plataforma de e-commerce do sudeste asiático e Taiwan e, hoje, é referência em marketplace no Brasil. No site, consumidores encontram tudo o que procuram: vestuário, eletrônicos, brinquedos e muito mais. São milhares de vendedores e a plataforma oferece uma compra online segura e ágil, além de suporte para pagamentos e logística.

Aliás, quando se fala em logística nas vendas online, o last mile é essencial. Entenda mais sobre esta etapa neste artigo em nosso blog.

Casas Bahia

Junto com o Ponto e o Extra, a Casas Bahia integra o Grupo Via Marketplace, sendo uma das plataformas virtuais mais acessadas pelos brasileiros. Assim, toda a tradição e relevância que a gigante do varejo conquistou ao longo de 70 anos de história agora podem ser facilmente acessadas com poucos cliques.

Submarino

Referência em tecnologia, o Submarino foi fundado em 1996 e faz parte do grupo Americanas Marketplace junto à própria Americanas e ao Shoptime. O foco da empresa, que começou no segmento de livraria, é o comércio de itens tecnológicos, esportivos e de cultura pop. Assim, atinge a um público jovem, antenado em tendências e heavy user da internet.

MadeiraMadeira

Voltado ao segmento de casa e decoração, o MadeiraMadeira é um marketplace que comercializa artigos completos para casa. Do jardim à iluminação, da cozinha ao banheiro, a plataforma também tem em seu portfólio eletrodomésticos, itens de lazer, cama, mesa e banho e muito mais.

Mobly

Também focado em decoração, a Mobly foi fundada em 2011 e atualmente é um importante marketplace brasileiro, compondo o Grupo Rocket Internet. Na plataforma, usuários encontram móveis e decorações completas para todos os ambientes da casa.

Estes são apenas alguns dos marketplaces de maior sucesso no Brasil. Nesta lista, ainda poderíamos citar outras empresas, como Extra, Ponto, OLX, Elo7, Carrefour, Enjoei, Zattini, Wish, Centauro, Wish, Kanui, Tricae, Estante Virtual e muitos outros.

Leia também: Os melhores softwares de gestão de estoque para pequenas e médias empresas

Fique por dentro de mais conteúdos sobre e-commerce e marketplace no blog da Stokki. Somos especialistas em soluções logísticas e de fulfillment para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.