O estoque é um ativo fundamental para empresas que vendem ou produzem produtos, seja qual for a área de atuação.Ter controle sobre ele garante que não serão perdidos insumos, vendas, dinheiro e que os recursos do negócio serão melhor aplicados. Contudo, fazer uma boa gestão de estoque não é uma tarefa fácil.
Por isso, muitos empresários estão contratando sistemas para auxiliar nessa atividade e torná-la mais eficiente. A seguir, vamos mostrar quais são as vantagens de trabalhar com um software de gestão de estoque no dia a dia e quais são as melhores ferramentas para pequenas e médias empresas.
Vantagens de ter um software de gestão de estoque
Como existem diversos tipos de softwares no mercado, as principais vantagens entre um e outro podem variar. Entretanto, de forma geral, as ferramentas sempre trazem benefícios para as empresas.
Melhoria da eficiência operacional
A simplificação de processos, como a contagem de produtos e a análise do inventário, está entre os benefícios dos softwares de gestão de estoque. O sistema facilita e agiliza esses processos, o que é muito positivo para a empresa. Afinal, assim sobra mais tempo para os colaboradores se dedicarem a outras atividades.
Ao tornar a gestão mais eficaz, o software ainda garante que os recursos serão melhor alocados. Sendo assim, a empresa não desperdiça insumos e produtos, ou seja, não perde dinheiro.
Redução de custos de estoque
Uma vantagem clara de adquirir um software de gestão é o aumento na capacidade de organizar e controlar o estoque. Como as informações sobre o armazém ou depósito podem ser guardadas e ordenadas na mesma ferramenta, torna-se mais fácil:
- Controlar a entrada e saída de produtos
- Emitir relatórios de dados
- Analisar KPIs
- Planejar ações
Além disso, ele é capaz de diminuir consideravelmente o número de erros no controle do estoque. Isso acontece porque o software consegue fazer algumas tarefas automaticamente, identificando informações incompatíveis no sistema.
Aumento de assertividade no setor de compras
Essas ferramentas permitem analisar as movimentações de estoque com base em dados. Dessa forma, as empresas têm maior assertividade na compra do seu mix de produtos, pensando em seu giro. Afinal, estoque parado é recurso que poderia estar sendo utilizado de forma mais eficiente em investimentos mais rentáveis para o negócio.
Integração do WMS com sistemas de gestão de estoque
A integração do WMS, que é um software de gestão de estoque dentro de um espaço físico, como um armazém, com um sistema de gestão de estoque fiscal e contábil, como um ERP (Enterprise Resource Planning), é muito importante para empresas que almejam uma operação eficiente e integrada.
Os ERPs são responsáveis pela gestão de diversos aspectos, como finanças, recursos humanos e vendas. Enquanto isso, um software de WMS é especializado na gestão logística e na cadeia de suprimentos. Ou seja, a integração entre eles possibilita uma troca contínua de informações fundamentais para o bom fluxo empresarial.
Benefícios da integração WMS-ERP
A integração entre WMS e ERP traz uma série de benefícios para as empresas. Primeiramente, permite uma sincronização eficiente dos dados de estoque, alinhando o inventário físico com o virtual e eliminando a necessidade de atualizações manuais de informações. Isso reduz erros e retrabalho, contribuindo para a precisão, acuracidade de estoque, rastreamento dos itens e a confiabilidade das informações.
Além disso, a integração WMS-ERP possibilita uma visão unificada e em tempo real de todos os processos logísticos e empresariais. Desse modo, os gestores podem ter tomadas de decisão mais rápidas e informadas, melhorando a eficiência operacional e a capacidade de resposta às demandas do mercado.
Outra vantagem importante é a otimização dos fluxos de trabalho operacional e administrativos. Com a integração entre os dois sistemas, as empresas se beneficiam da automatização de tarefas entre as áreas de logística, financeiro, compras, atendimento ao cliente, entre outros . Assim, é uma solução para simplificar processos, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.
Melhores softwares para gestão de estoque para pequenas e médias empresas
Antes de conhecer nossas indicações de softwares, que aqui são os chamados ERPs, é importante salientar que não há uma única ferramenta que seja a melhor entre todas. Existem ótimos sistemas no mercado e novidades são lançadas com frequência. O importante é verificar qual é capaz de atender melhor às necessidades e ao orçamento do seu negócio.
Bling
Se você já pesquisou softwares de gestão de estoque, com certeza já ouviu falar sobre o Bling. Esse é um dos ERPs mais populares entre os e-commerces de pequeno e médio porte. Além disso, é uma ferramenta que auxilia na gestão de estoque, pois facilita atividades fiscais e financeiras, como:
- Emissão de notas fiscais
- Controle de pagamentos
- Cadastro simples e completo dos produtos
O Bling pode ser facilmente integrado a plataformas de e-commerce e softwares de logística para automatizar a operação. Inclusive, sua integração com o WMS da Stokki oferece vantagens exclusivas para quem deseja mais controle sobre vendas.
Leia mais sobre a integração do Bling com o WMS da Stokki clicando aqui.
O Bling costuma ser elogiado pela sua usabilidade, facilidade de integração e pelo excelente custo-benefício. Para quem está interessado, uma dica é aproveitar o teste grátis para entender na prática se ele serve para o seu negócio.
Experimente o Bling por 90 dias grátis acessando o cupom de descontos para parceiros Stokki clicando aqui.
E se você quer saber mais sobre a integração da Stokki com o Bling para automatizar sua operação logística, clique aqui.
Tiny
Esse é outro software bastante popular entre os e-commerces, que também oferece teste grátis antes da compra. O Tiny possui fácil integração com diversos marketplaces, plataformas de e-commerce e softwares logísticos e de transporte, além de padronizar o processo de vendas.
Assim como o Bling, ele realiza o controle e a emissão fiscal, de etiquetas, cadastro de produtos e acompanhamento na movimentação dos pedidos. O software possui um CRM próprio e é conhecido pela usabilidade e planos acessíveis.
Entenda os diferenciais da integração do Tiny com o WMS da Stokki neste artigo exclusivo.
Clicando aqui você pode ganhar 30 dias grátis em qualquer plano Tiny + descontos na mensalidade e conhecer as vantagens da integração com o WMS da Stokki.
Omie
O Omie é um ERP completo que possui funções diversas, incluindo:
- Controle de estoque
- Emissão de notas fiscais de serviços
- Gestão de boletos de cobrança
- Controle do fluxo de caixa e conciliação
- Controle da inadimplência
- Integração bancária
Este sistema é ideal para gestão financeira e automatização de rotinas de diversos negócios. Além disso, possui um módulo CRM próprio e é facilmente integrado a plataformas de e-commerce, contábeis e fiscais. E, claro, também possui integração com o WMS da Stokki.
Aproveite para entender mais sobre essa integração clicando aqui.
Um diferencial do Omie é a antecipação de recebíveis, o que pode ser útil em determinadas circunstâncias. Além disso, seus preços são acessíveis e há possibilidade de teste grátis.
Conta Azul
Mais um ERP conhecido no mercado de pequenas e médias empresas é o Conta Azul. Entre suas funcionalidades estão o controle integrado e online de estoque, a visão geral do inventário de bens armazenados e a produção de relatórios. Esta última permite planejar ações e tomar decisões com assertividade no dia a dia.
O Conta Azul emite um alerta de estoque mínimo que indica quando é necessário efetuar uma nova compra ou produzir novos itens. Assim, a empresa não fica sem estoque dos principais produtos, evitando prejuízos em vendas. Além disso, ele faz e envia notas fiscais eletrônicas e aprimora o controle sobre as compras.
Assim como os demais, este software é fácil de usar, com teste grátis disponível para entender suas funcionalidades.
Escolha o melhor software para sua empresa
Ao utilizar um software de gestão de estoque, pequenas e médias empresas podem aproveitar uma administração mais ágil, precisa e eficaz.
Para escolher a ferramenta mais adequada, no entanto, é importante avaliar as opções disponíveis, entendendo como seus recursos podem atender cada operação. Outra dica é verificar a opinião de outros clientes, falar com um consultor e solicitar um teste gratuito.
Lembre-se que, além dos softwares de gestão de estoque, atualmente existem outras ferramentas que auxiliam na automação e otimização das operações do e-commerce. Um exemplo é o WMS da Stokki, totalmente na nuvem e escalável, para acompanhar negócios de diferentes portes.
Nosso software se integra com os principais ERPs do mercado e automatiza a gestão física do estoque da sua empresa. Com isso, fica mais fácil ter visibilidade em tempo real da movimentação dos pedidos, proporcionando uma logística inteligente.
Se você quer saber como nosso WMS pode ser útil para o seu e-commerce, entre em contato agora. Ou, se preferir, navegue em nosso site e conheça todas as soluções.