Nos últimos três anos, vivenciamos uma verdadeira evolução tecnológica em diferentes áreas e segmentos. Em especial, esse movimento foi impulsionado pela pandemia de covid-19, que acelerou a transformação sobre a forma como as pessoas se relacionam, se comunicam e consomem. Por isso, trata-se de um processo que impacta diretamente no mercado de logística e e-commerce, onde a tecnologia e os novos sistemas desempenham um papel central na otimização das operações.
Somente em 2022, por exemplo, o e-commerce no Brasil cresceu 20% em relação ao ano anterior, resultando em uma soma de R$ 187 bilhões em transações. Os dados divulgados pelo portal E-Commerce Brasil são do Observatório do Comércio Eletrônico, uma plataforma que registra informações por meio de notas fiscais eletrônicas declaradas em compras online.
Nesse sentido, à medida que o comportamento de compras do consumidor evolui, impulsionado pelo advento do e-commerce, as empresas se veem diante de um novo desafio: atender às crescentes expectativas do consumidor do futuro, que deseja conveniência, personalização e flexibilidade em suas experiências de compra.
O poder da conveniência
Hoje em dia os consumidores têm o poder de escolher onde, quando e como desejam adquirir produtos, bem como a forma que desejam recebê-los e, até mesmo, devolvê-los. Esse novo panorama exige uma resposta ágil e integrada por parte das empresas e é aí que a tecnologia entra em cena. Plataformas avançadas de gerenciamento de estoque, sistemas de rastreamento em tempo real e automação de processos são elementos fundamentais na busca pela excelência na logística do e-commerce e omnichannel.
Aliás, de acordo com uma pesquisa realizada pela Forbes, 80% dos consumidores da geração Z, que engloba os nascidos entre 1995 e 2010, preferem comprar produtos de marcas que oferecem uma experiência omnichannel. Dessa forma, é fundamental que as empresas que vendem online saibam adaptar suas estratégias, de modo a atender às expectativas do público, disponibilizando uma experiência integrada de compras. Sobretudo, essa é uma tendência que deve ser aprimorada, já que a nova geração alpha, dos nascidos a partir de 2010, valoriza ainda mais a praticidade.
Como se pode ver, estamos falando de um cenário que se torna cada vez mais competitivo e a capacidade de atender às demandas do consumidor depende da capacidade que as empresas têm de investir em tecnologia de ponta. Isso porque a logística deixou de ser apenas uma etapa operacional e coadjuvante à experiência de compra do consumidor e consolidou-se como um elemento estratégico fundamental e capaz de definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa no mercado.
Soluções que otimizam a logística e se voltam ao consumidor do futuro
A Stokki, uma logtech de Curitiba, de olho nesse movimento do mercado, nasceu em 2019 com o objetivo de tornar a logística mais acessível e descomplicada para empresas de diferentes segmentos e portes. A operação, lá no início, que funcionava como um marketplace de contratação de armazenagem e soluções logísticas, logo aprimorou suas soluções de software para atender seu público com soluções sob medida, personalizadas e integrada ao ERP e canais de venda dos sellers/e-commerces.
Hoje, a Stokki evoluiu e investe cada vez mais em tecnologia para logística, com o objetivo de auxiliar empresas digitais a entregarem a melhor experiência logística omnichannel aos consumidores. Nesse sentido, o foco está em atender às demandas do consumidor, que está cada vez mais conectado, em qualquer ponto de contato. Isso permite unir estratégias do físico com o digital, além de dar autonomia para que o cliente escolha em qual canal deseja comprar, receber e até mesmo retornar o produto.
“Sell and fulfill from anywhere”, como se pode ver, o lema da Stokki valoriza a presença em todo e qualquer canal, tanto para o vendedor, quanto para o cliente. A partir dessa facilidade, seja na rede de armazéns parceiros da própria logtech, em um armazém próprio ou em um terceiro, nas lojas físicas ou em dark stores, o objetivo é permitir que as empresas tenham total controle do estoque e de sua movimentação em todos os pontos de contato, facilitando a jornada do cliente em qualquer meio de compra e colocando em prática o conceito de prateleira infinita.
Segundo a Andrea Nemoto, CGO da Stokki, “o conceito de ter todo o inventário integrado no OMS (Order Managament System), atrelado a um WMS lightweight (Warehouse Management System) na outra ponta, faz com que você possa tornar qualquer espaço físico em um micro-fulfillment center e que a empresa nunca perca uma venda enquanto tiver o item disponível dentro da sua rede de estoque, seja em uma loja física, dark store ou armazém.”
A logística conectada e simplificada para otimizar operações
Desde 2020, a Stokki vem desenvolvendo soluções para atender às empresas de e-commerce e omnichannel com mais eficiência. Em 2021, o lançamento da plataforma OMS + IWS (Order Management System + Integrated Warehouse System) consolidou a atuação junto à rede de armazéns parceiros com foco em fulfillment.
Depois disso, em 2022, o desenvolvimento do WMS (Warehouse Management System) próprio facilitou a escalada de operações fracionadas de alta complexidade. Assim, simplificou tanto a gestão de envio de múltiplos armazéns, quanto a rotina em operações de fulfillment em armazéns, dark stores, lojas e centros de distribuição urbanos.
Atualmente, as soluções logísticas da Stokki atendem ao mercado digital de forma completa. Além disso, está em constante evolução para oferecer tecnologia para que as empresas proporcionem uma experiência logística omnichannel de excelência aos clientes. Um exemplo disso é o SaaS Omni Fulfillment Platform, que une o OMS + WMS + IWS, indicado para empresas que desejam extrair o máximo de suas operações, em uma rede de distribuição complexa.
Unindo tudo em uma única solução, ele gera maior visibilidade do inventário em tempo real, mesmo em redes que incluem armazéns, dark stores, lojas e hubs urbanos. Ou seja, trata-se de um sistema que otimiza operações em diferentes pontos de expedição simultaneamente.
Além disso, o SaaS 100% na nuvem foi desenvolvido em microsserviços, é validado e está em constante melhoria dentro da própria operação logística de fulfillment da Stokki, em sua rede de armazéns homologados. “Utilizamos nosso próprio sistema para fazer a gestão de nossos clientes de fulfillment, dentro dos armazéns homologados da nossa rede. Por isso, é um sistema que foi desenvolvido e está em constante melhoria dentro da própria operação, porque também oferecemos esse serviço e fazemos a gestão do dia a dia junto aos operadores logísticos”, explica Edison Kwecko, CEO da Stokki.
Conheça as soluções da Stokki
Fulfillment para e-commerce: Operação logística completa para empresas de e-commerce e omnichannel. É integrada no ERP e canais de venda, em uma rede de armazéns presentes em diferentes estados (SC, PR, SP e ES).
WMS 4 Brands: WMS desenvolvido para otimizar a operação logística de marcas digitais que querem escalar suas vendas. Garante mais eficiência e controle nos processos de recebimento, armazenagem e expedição.
Omni Fulfillment Platform: Sistema OMS + WMS + IWS de controle de inventário em uma rede de distribuição complexa, que permite transformar qualquer espaço físico em um fulfillment center. Além disso, garante visibilidade em todos os pontos de expedição, resultando em uma verdadeira experiência logística omnichannel para os clientes. É uma solução para escalar estratégias de Ship From Store, BOPIS, Return to Store, dark stores e expedições do armazém para e-commerce.
WMS 3PL: Solução WMS para armazéns que buscam oferecer operação logística de fulfillment para múltiplos clientes e querem garantir organização no recebimento e endereçamento de múltiplos SKUs, além de otimizar a expedição.
Como as soluções da Stokki impactam positivamente as operações?
Um dos destaques fica por conta do Omni Fulfillment Platform da Stokki, que representa um ganho de 80% na produtividade gerencial na gestão de múltiplos armazéns. Além disso, ele facilita a comunicação entre a rede de expedição por meio de tarefas, automatizando o processo de solicitação e execução de demandas.
Quando se fala em WMS, o software da Stokki é totalmente adaptável ao tamanho e à complexidade dos pontos de expedição. Além disso, por estar 100% na nuvem, pode ser acessado em diferentes locais, com coletor de dados pelo celular e interface intuitiva, que simplifica o uso pela equipe.
“Ao contrário do que existe no mercado, os softwares da Stokki foram desenvolvidos dentro da dinâmica do fulfillment, que é diferente da industrial. Ou seja, atendem a esse tipo de operação, que trabalha com itens fracionados, alta variedade de SKUs e SLAs de preparação de pedidos e envios extremamente curtos”, explica Patrick Baldez, CTO da empresa.
Atentos ao mercado
A inovação está no DNA da Stokki, por isso, sua equipe está constantemente em busca de conhecimento para aprimorar suas soluções. De olho nas lacunas do mercado e nas principais necessidades de seus clientes, desenvolve soluções em tecnologia que permitem uma verdadeira revolução no mercado de logística digital.
E, para acompanhar esse progresso, recentemente apresentou seu novo site, totalmente modernizado para apresentar os novos produtos. “Essa é uma fase importante, que marca o nosso posicionamento como uma empresa de tecnologia para logística, com soluções de software para o mercado de e-commerce e omnichannel”, avalia o CEO da Stokki Edison Kwecko.
Daqui para frente, o objetivo é escalar cada unidade de software, oferecendo cada vez mais melhorias para otimizar as operações logísticas fracionadas, com altos níveis de SKUs, SLAs cada vez mais curtos e cada vez mais pontos de expedição. Soluções como essas têm a finalidade de atender ao consumidor do presente e do futuro, que valorizam o poder de escolha em cada compra. Afinal, para eles, agilidade, rapidez e o menor custo possível são fatores que fazem a diferença.
Fique por dentro de mais novidades sobre o mundo do e-commerce no blog da Stokki.