Batch Picking para e-commerceBatch Picking para e-commerce

Batch Picking para e-commerce: por que é eficiente?

Saiba quais as vantagens do Batch Picking para e-commerce e como essa solução pode contribuir para a produtividade da operação logística.

Logo colorido da Stokki
Stokki

As compras online têm caído no gosto dos consumidores. E, não à toa, o comércio eletrônico vem crescendo a uma velocidade vertiginosa nos últimos anos, em especial desde 2020. Nesse cenário de transformação na forma como as pessoas consomem, surgem também oportunidades para empresas do segmento.

Afinal, à medida que mais consumidores optam por fazer compras via internet, os desafios logísticos associados ao setor também crescem. Um deles é o processo de coleta de produtos, conhecido como picking. É aqui que o conceito de batch picking para e-commerce se destaca, agregando eficiência e agilidade no dia a dia.

O que é Batch Picking para e-commerce?

Em primeiro lugar, é importante entender o conceito de Batch Picking para e-commerce. Embora o nome soe complicado, trata-se de um método de separação de pedidos muito utilizado em armazéns e centros de distribuição de empresas de comércio eletrônico. Por muitos, é conhecido como “picking por lote”.

Nessa modalidade, em vez da coleta de itens ocorrer individualmente para cada pedido, conhecido por picking list, os funcionários separam vários produtos de uma só vez, criando lotes ou “batches” de pedidos e uma única onda de caminho percorrido. Em uma rotina extremamente corrida, com milhares de vendas online, a solução parece um tanto quanto eficiente, não é? Porém, muito além da eficiência, o batch picking para e-commerce consiste em uma abordagem com inúmeras vantagens em termos de produtividade.

Por que o Batch Picking é eficiente?

Para entender melhor, vale a pena conhecer os principais impactos que a modalidade de coleta de mercadorias por lote gera na logística. Veja a seguir.

1. Redução de deslocamento

Uma das razões pelas quais o Batch Picking para e-commerce é eficiente é a redução significativa do deslocamento dos funcionários dentro do armazém. Em um sistema de picking tradicional, eles precisam percorrer o armazém várias vezes para coletar itens individuais para cada pedido. Com o picking por lote é possível separar vários pedidos em uma única viagem, o que permite otimizar o tempo.

2. Aumento da produtividade

A eficiência do Batch Picking também se traduz em um aumento significativo na produtividade. Afinal, ao separar vários pedidos ao mesmo tempo, os colaboradores podem atender a um maior número de expedições em menos tempo. Isso é importante, por exemplo, para SLAs curtos de marketplaces, envios same day e em épocas de alta demanda, como nas compras de fim de ano ou Black Friday, quando o volume de pedidos cresce substancialmente.

3. Redução de erros

Ao mesmo tempo que é uma solução ágil, o Batch Picking também ajuda a reduzir erros no processo de separação de produtos. Na prática, quando os funcionários coletam itens individualmente, há maior probabilidade de confundir produtos, tamanhos ou quantidade. Dessa forma, o Batch Picking para e-commerce permite que os produtos sejam coletados em lotes. Isso minimiza a chance de erros, pois a equipe está focada em um grupo específico de itens por vez.

4. Organização do armazém em dia

Em geral, o processo de Batch Picking requer uma organização mais eficiente do armazém e isso colabora para a manutenção do local. Como os produtos são agrupados de acordo com a localização e a demanda para facilitar a separação em onda, por lotes, automaticamente o armazém fica mais organizado. Como resultado, a equipe consegue se localizar com facilidade, reduzindo o tempo gasto no trajeto para preparar as ordens.

5. Flexibilidade para diferentes demandas

O picking por lote é uma abordagem flexível que pode ser adaptada para atender às particularidades de cada empresa. Por exemplo, é possível configurar lotes com base em diferentes critérios, como localização da mercadoria, tipo de produto ou prioridade do pedido. Ou seja, é uma abordagem que permite personalizar o processo de coleta de acordo com as operações e demandas.

6. Redução de custos

Por fim, vamos falar de economia. Afinal, além de melhorar a eficiência operacional como um todo, o Batch Picking para e-commerce pode resultar em significativa redução de custos. Afinal, ele impacta diretamente no melhor uso do tempo para as atividades e, ainda, colabora para a minimização de falhas. Do outro lado da esteira, as empresas ainda conseguem impactar positivamente a experiência do cliente, colaborando para a satisfação devido à agilidade na entrega.

Aproveite para entender mais sobre o DUN-14, o código de barras unificador que pode otimizar processos de logística.

Como implementar o Batch Picking para e-commerce?

Depois de entender as vantagens do picking por lote, certamente você está se perguntando como implementá-lo na sua operação. Especialmente para quem busca uma resposta ágil e eficiente para a logística, estamos falando de uma excelente opção. No entanto, vale a pena considerar alguns aspectos importantes, a começar pelo investimento em tecnologia. 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a implementação do Batch Picking pode ser aprimorada com o investimento em softwares específicos de gerenciamento de armazém (WMS). Um exemplo é o uso do WMS 4 Brands e o WMS 3PL da Stokki. Ambos foram desenvolvidos para otimizar operações logísticas de empresas que trabalham com e-commerce e querem parar de fazer pedidos um a um (picking list) e otimizar sua operação para separar por onda e poder realizar mais ordens, em menos tempo e com menos equipe. 

Por se tratar de um processo inovador, o Batch Picking para e-commerce pode ser monitorado, possibilitando entender quais aspectos funcionam e quais podem ser otimizados. Ou seja, monitorar o desempenho e os tempos de separação permite identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas para aprimorar o processo interno e de cada colaborador.

Conheça as soluções da Stokki em tecnologia para logística e omnichannel e fale com a nossa equipe para saber mais.

Posts relacionados

Nenhuma publicação para mostrar.
Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.